CAIXA conclui crédito da distribuição de R$ 12,7 bilhões dos resultados do FGTS
Com o crédito dos valores, a rentabilidade da conta de FGTS superou a inflação no mesmo período
A CAIXA concluiu, neste domingo (30), o crédito dos resultados do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) do ano de 2022. No total, foram distribuídos R$ 12,7 bilhões em 217,7 milhões de contas de FGTS que tinham saldo em 31/12/2022. Com isso, 132 milhões de trabalhadores receberam o crédito proporcional ao saldo existente naquela data.
A CAIXA, em seu papel de Agente Operador do FGTS, antecipou em 31 dias a conclusão do crédito dos valores nas contas de Fundo de Garantia, possibilitando mais esse benefício para todos os trabalhadores.
A distribuição dos resultados do FGTS aumenta sua rentabilidade para além da remuneração mensal realizada por meio da aplicação da TR mais 3% ao ano, definida na Lei nº 8.036/90.
O resultado do Fundo é decorrente do retorno de suas aplicações e investimentos em habitação, saneamento, infraestrutura e saúde, fruto da governança do Conselho Curador do FGTS e atuação da CAIXA como Agente Operador.
Com a distribuição dos resultados, a rentabilidade do FGTS em 2022 alcançou 7,09%, ficando acima, portanto, da inflação registrada no mesmo período, que foi de 5,79%, cumprindo com seu objetivo de melhorar a remuneração das contas do FGTS sem comprometer os investimentos realizados nos programas habitacionais, de saneamento básico e de infraestrutura urbana, que beneficiam toda a sociedade.
Os saques poderão ser feitos pelos trabalhadores nas situações previstas na Lei 8.036/90, como nos casos de demissão sem justa causa, aquisição de moradia própria, doenças graves, entre outras.
Consulta do extrato no Aplicativo FGTS:
Os trabalhadores já podem consultar os valores creditados nas contas de FGTS no extrato da conta, por meio do aplicativo FGTS, disponível gratuitamente para download nas lojas digitais das plataformas Android e IOS.
O aplicativo traz benefícios ao trabalhador pela comodidade, segurança e agilidade em consultar o extrato de todas as suas contas no FGTS. Além de poder verificar os valores depositados e os saques realizados, o trabalhador ainda pode indicar uma conta bancária para receber os recursos que tiver direito, sem nenhum custo.
Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da CAIXA ou entrar em contato com a CAIXA pelo Fale Conosco 0800 726 0207.
Por: Caixa Econômica Federal
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte