Trabalho e emprego

CAIXA e Governo Federal assinam protocolo de intenções para enfrentamento ao preconceito e incentivo à diversidade no ambiente corporativo

Foram criadas cinco comissões regionais de diversidade para promover o diálogo e debater ações de boas práticas no ambiente de trabalho

27/07/2023 20:29
CAIXA e Governo Federal assinam protocolo de intenções para enfrentamento ao preconceito e incentivo à diversidade no ambiente corporativo

 

Para promover a inclusão e valorizar as diferenças, a CAIXA se une ao Governo Federal em um protocolo de intenções para compartilhamento de boas práticas no ambiente de trabalho. A ação é fruto de um acordo entre o Banco, a Secretaria-Geral da Presidência da República e os ministérios da Mulher, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e Cidadania.

Durante a solenidade de assinatura do documento, realizada nesta quinta-feira (27), na CAIXA Cultural de Brasília, a presidenta da CAIXA, Maria Rita Serrano, afirmou o compromisso da instituição na valorização da diversidade e da inclusão.

“A CAIXA é plural, então os cargos de direção do banco têm que representar essa pluralidade. Não queremos que isso fique no discurso, por isso, nosso plano estratégico tem como meta termos em nossos cargos de chefia e direção a mesma proporcionalidade que temos de mulheres, negros, PcDs, indígenas, membros da comunidade LGBTQIAPN+ e pessoas de diferentes gerações.”

De acordo com a presidenta, o enfrentamento a todas as formas de preconceito e discriminação no ambiente corporativo será fortalecido com medidas práticas por meio da revitalização do Programa de Diversidade e Inclusão, da CAIXA. “Já promovemos mentorias, debates e muitas ações, mas vamos intensificar os esforços para tornar o ambiente de trabalho cada vez mais seguro,” destacou.

Presente à cerimônia, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, reforçou o apoio à CAIXA: “A vida e a política são feitas de gestos. E hoje esse gesto é muito significativo para tornar a nossa sociedade um local que valoriza a todos. Nós estamos em processo de superar desigualdades, preconceitos e alcance de uma sociedade mais justa, livre e igualitária”, afirmou. “A CAIXA terá nossa parceria incondicional para transformar não só o ambiente de trabalho do Banco, mas de todo o Brasil.”

Lourenço Prado, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (CONTEC), detalhou o papel precursor da CAIXA e seu grande potencial de influência positiva para outras instituições sobre o apoio à diversidade.

“Esse passo será um verdadeiro guarda-chuva em que os outros órgãos poderão se espelhar. Nós, do Sindicato, ficamos muito contentes, pois a assinatura do protocolo é o marco fundamental que fará com que o Brasil passe a respeitar as minorias efetivamente.”

Atualmente, a CAIXA desenvolve o Programa de Diversidade e Inclusão, que busca incentivar uma cultura de respeito e valorização das diferenças e estimular práticas de gestão que promovam a inclusão, a equidade e o fim de todas as formas de preconceito e discriminação. O programa está estruturado em cinco eixos temáticos prioritários: Equidade de Gênero; Pessoa com Deficiência; LGBTQIAPN+; Raça/Cor e Gerações.

No âmbito da CAIXA, estão sendo criadas cinco comissões regionais de diversidade, uma para cada região do Brasil, para promover o diálogo e debater ações do programa sobre a perspectiva de aspectos locais inerentes à capilaridade do banco. Os membros das referidas comissões foram empossados pela presidenta Maria Rita Serrano durante a solenidade de assinatura do acordo.

As comissões serão compostas por empregados do banco de características identitárias diversas, representantes sindicais e gestores estratégicos. O objetivo dos grupos será fomentar debates sobre diversidade e atuar como multiplicadores da cultura do respeito e valorização da diversidade.

 

Por: Caixa Econômica Federal

Link: https://caixanoticias.caixa.gov.br/noticia/33034/caixa-e-governo-federal-assinam-protocolo-de-intencoes-para-enfrentamento-ao-preconceito-e-incentivo-a-diversidade-no-ambiente-corporativo
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte