MCTI vai sediar a 1ª reunião da Comissão Mista Brasil-Áustria
Encontro será realizado em novembro e vai reforçar a cooperação na área de CT&I entre os dois países
O embaixador da Áustria, Stefan Scholz, visitou o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, na tarde desta quinta-feira (27), e reforçou para a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, a importância da relação entre os dois países para a cooperação na área do clima, meio ambiente e tecnologia.
O Brasil e a Áustria possuem um acordo em Cooperação Científica e Tecnológico que foi aprovado pelo Congresso Nacional em 2019 e precisa ser promulgado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Venho reforçar a importância desse acordo para estreitar a relação nesta área e avançarmos em projetos convergentes entre os países”, afirmou o embaixador Stefan Scholz.
De acordo com a ministra Luciana Santos, a assinatura deve acontecer em breve. “Eu vou conversar com o chanceler e o presidente para acelerarmos essa cooperação, que é fundamental para o nosso trabalho”, disse.
Oriundo deste acordo de cooperação, o Brasil deve sediar no mês de novembro, a 1ª reunião a Comissão Mista Brasil-Áustria, envolvendo representantes dos dois países, do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e também serão convidados representantes do Instituto Sustentável Mamirauá (IDSM) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).
“Um dos maiores desafios da Áustria é a transição de energia e economia verde. Nós vimos que podemos ser parceiros do Brasil para construirmos uma sociedade sustentável na região da Amazônia”, explicou o embaixador.
“Estamos olhando para o Norte e Nordeste do país para ampliarmos nossas parcerias na área de ciência, tecnologia e inovação”, completou. Para ele, é importante ampliar a diversidade acadêmica e focar nestas regiões para projetos de sustentabilidade.
Por: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte