Esporte

Secretária Executiva participa de evento do COB que marca contagem regressiva para próxima edição dos Jogos Olímpicos

Faltando um ano para as Olimpíadas em Paris, MEsp planeja ampliar investimentos no esporte de base e de alto desempenho

27/07/2023 17:24
Secretária Executiva participa de evento do COB que marca contagem regressiva para próxima edição dos Jogos Olímpicos

 

Um ano para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. E o Ministério do Esporte esteve presente na cerimônia organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), nesta quarta-feira (27.07), do marco de 366 dias para a próxima edição dos Jogos. A secretária executiva e ministra interina do Esporte, Juliana Agatte, representou a pasta e falou sobre os investimentos atuais e futuros do ministério para o esporte de base e de alto desempenho.

"Atualmente, por meio do Bolsa Atleta, o Ministério do Esporte beneficia cerca de 700 atletas integrantes do COB, em um valor anual equivalente a 32 milhões. Os investimentos do esporte de base ao alto desempenho somam R$ 2,4 bilhões", declarou.

Para superar a melhor campanha de todas, em Tóquio 2020, com 21 medalhas (7 ouros, 6 pratas e 8 bronzes), o comitê intensificou a organização para o período pré-olímpico, garantindo estrutura e logística necessárias para melhoria do receptivo ao desempenho dos atletas. O Brasil quer fazer história novamente na sua 21ª participação.

“É um trabalho grandioso que vem sendo realizado pelo COB e pelas confederações, sob a liderança do presidente Paulo Wanderley, e uma qualificada equipe de dirigentes”, considerou Juliana.

O Governo Federal atua pelo desenvolvimento do esporte no Brasil por meio de recursos diretos (Orçamento da União, Bolsa Atleta) e indiretos (Lei de Incentivo e recursos públicos de loterias que são repassados para comitês e confederações). Atualmente são R$ 2,4 bilhões desde o esporte de base até o alto desempenho, fortalecendo todo o sistema esportivo no país sob a liderança do Ministério do Esporte e da ministra Ana Moser.

Somadas todas as 20 participações, o “tesouro olímpico” do Brasil reúne 99 medalhas, sendo 22 de ouro, 26 de prata e 51 de bronze.

“O Brasil trabalha pelo esporte, oferecendo e ampliando oportunidades, e garantindo condições de competitividade aos nossos atletas olímpicos. Queremos manter a chama acesa por mais conquistas e para que surjam cada vez mais ídolos. São eles que incentivam e trazem a população para a prática de esportes e a inclusão social, que é a visão da ministra Ana Moser para estes quatro anos de gestão”, afirmou Juliana Agatte.

Pelo MEsp, a secretária nacional de Esportes de Alto Desempenho, Marta Sobral, e a diretora de Certificação da Lei Pelé, Paula Oda, também participaram do evento que reuniu atletas e ex-atletas olímpicos, membros da Comissão de Atletas do COB, presidentes de confederações brasileiras límpicas, patrocinadores, imprensa e personalidades.

Paulo Wanderley considerou que o cronograma de preparação está de acordo com a disposição para fazer com que cada edição seja melhor do que a anterior.

“A base para o Time Brasil já está acertada. Já houve experiências como a que faremos no fim do mês de agosto, quando nossa equipe do esporte irá acompanhar o pessoal do surf, no Taiti, em um evento-teste”, considerou.

Paris é logo ali e só falta um ano para vivermos novamente a emoção dos Jogos Olímpicos.

 

Por: Ministério do Esporte

Link: https://www.gov.br/esporte/pt-br/noticias-e-conteudos/esporte/secretaria-executiva-participa-de-evento-do-cob-que-marca-contagem-regressiva-para-proxima-edicao-dos-jogos-olimpicos
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte