Agenda pública da Ministra Anielle Franco no Rio Grande do Sul reúne parlamentares negras, estudantes e movimentos sociais
Na programação, promoção da igualdade racial, lei de cotas, combate a violência política de gênero
A ministra Anielle Franco esteve no Rio Grande do Sul, na última segunda-feira (07) para cumprir uma extensa agenda de compromissos com o intuito de promover e fortalecer políticas públicas de promoção da igualdade racial. Em sua primeira visita oficial ao estado, foram realizados, ao todo, três compromissos públicos.
No Palácio Piratini, Anielle Franco foi recebida pelo governador Eduardo Leite para tratar de políticas voltadas à igualdade racial e combate ao racismo no estado.
Em sua segunda agenda, representantes do Movimento Negro Unificado, do Movimento Social Negro, dos povos de axé e quilombolas lotaram o Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em sua capacidade máxima de mil pessoas, para ouvir a Ministra falar sobre revisão da lei de cotas e o combate à violência política de gênero.
Por fim, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, parlamentares representantes da bancada feminina negra, lideranças, ativistas e acadêmicas negras, ocuparam também todo o espaço, para a palestra “Desafios atuais das pretas no poder”. O evento foi promovido pela Deputada Federal Daiana Santos e tinha por objetivo debater o papel das mulheres negras nos espaços de poder ocupados majoritariamente por homens brancos.
“Foi maravilhoso essa troca de experiências com a potência da população negra do Rio Grande do Sul. Foi um dia produtivo, de escuta e de representatividade. Agora é continuar trabalhando em parceira para promover desenvolvimento social e econômico para o estado e para o Brasil”, ressalta a ministra Anielle.
A ministra recebeu ainda entregas simbólicas do Grupo Hospitalar Conceição, Mulheres Negras do Pampa e do Núcleo de Pesquisa Antirracista.
Por: Ministério da Igualdade Racial
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte