Relações exteriores

Anielle Franco celebra acordos firmados com universidades de Moçambique

Na tarde desta terça-feira (23), a ministra da Igualdade Racial fez um balanço das conquistas da pasta durante viagem ao continente africano

23/08/2023 17:00
Anielle Franco celebra acordos firmados com universidades de Moçambique
Foto: Audiovisual/PR

 

Diretamente de Joanesburgo, na África do Sul, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, concedeu uma entrevista coletiva nesta quarta-feira (23/08) para fazer um balanço das tarefas da pasta na agenda internacional até o momento. Em Moçambique, dois acordos foram firmados com universidades locais para intercâmbio de alunos entre países. "Por sermos um Ministério transversal, precisamos cada vez mais criar, compactuar e transversalizar as políticas públicas também na educação", disse. 

Ainda em Moçambique, a ministra também firmou parcerias com o Ministério de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do país africano. "Foi um dia extremamente produtivo e para guardarmos na memória. Iniciamos um programa no Ministério da Igualdade Racial chamado ‘Caminhos Africanos no Brasil’ e lançamos uma agenda de intercâmbios com a Universidade do Maranhão, em que já temos parceria com Cabo Verde, Moçambique e Colômbia", celebrou. 

Anielle Franco é uma das autoridades que compõem a comitiva que acompanha a viagem do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que participa da Cúpula dos BRICS, em Joanesburgo. Na maior cidade da África do Sul, a ministra se reuniu com a ativista africana Graça Machel, viúva do presidente Nelson Mandela. "Uma personalidade super importante para a luta das mulheres negras e pela emancipação desse lugar. Ela pretende organizar uma conferência internacional entre Estados Unidos, África do Sul, Brasil e Colômbia para permitir que haja líderes brasileiras policiais, parlamentares e ativistas, para pensar como as nossas políticas públicas podem impulsionar mudanças", contou. 

Assista, na íntegra, a coletiva da ministra Anielle Franco, transmitida pelo Canal Gov.

Por: Agência Gov 


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte