Meio ambiente

AO VIVO: Diálogos Amazônicos abre o segundo dia com debates sobre a preservação e o desenvolvimento sustentável da região

Acompanhe no Canal Gov e nas rede sociais

05/08/2023 07:30
AO VIVO: Diálogos Amazônicos abre o segundo dia com debates sobre a preservação e o desenvolvimento sustentável da região

 

A programação do Diálogos Amazônicos segue neste sábado (05/08), em Belém (PA), com plenárias durante todo o dia e uma série de encontros para discutir o desenvolvimento sustentável e a reconstrução de políticas públicas para a região.

O segundo dia de evento será aberto com o evento "Mulheres pelo bem-viver: justiça climática e combate às desigualdades”, com a presença das ministras do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e da Igualdade Racial, Anielle Franco, a partir das 8h.

Em seguida, o tema Saúde, soberania, segurança alimentar e nutricional na região amazônica serão destaques da segunda plenária do dia. Ações emergenciais e políticas estruturantes serão debatidas pelos ministros Wellington Dias, do Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, e Paulo Teixeira, titular do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil.

No período da tarde, a programação segue com diálogos sobre proteção social sob a Perspectiva dos Povos Indígenas e sistema alimentar nos espaços urbanos amazônicos, com o ministro Wellington Dias e o Lançamento do Plano Safra em parceria com o movimento Seres e Saberes da Amazônia, com ministro Paulo Teixeira.

O evento será encerrado às 17h com a plenária sobre “Como pensar a Amazônia para o futuro a partir da ciência, tecnologia, inovação e pesquisa acadêmica e transição energética”, com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

Até o domingo (06/08), representantes de entidades, movimentos sociais, academia, centros de pesquisa e agências governamentais do Brasil e os demais países da Cúpula da Amazônia, se reúnem para formular sugestões visando a reconstrução de políticas públicas sustentáveis para a região.

O evento que antecede a Cúpula da Amazônia teve início na sexta-feira (04/08). O evento reúne lideranças do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, países que formam o único bloco socioambiental da América Latina.

A Cúpula da Amazônia, acontece entre os dias 8 e 9 de agosto, em Belém (PA). A iniciativa busca fortalecer a cooperação entre países da maior floresta tropical do mundo.

As transmissões podem ser acompanhadas pelo Youtube do Canal Gov. Já a programação completa do evento pode ser acessada aqui na Agência Gov.

 

Por: Agência Gov


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte