Entre os dias 15 e 17 de agosto, ocorre a primeira edição do Encontro de Sustentabilidade ESG do Ministério das Comunicações e Entidades Vinculadas (ESG MCom 2023). O evento discute questões afetas a sustentabilidade, de modo a estimular as ações de integridade nas áreas de meio ambiente, social e governança e contará com a participação de autoridades como o ministro das Comunicações, Juscelino Filho; e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.
O presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, e o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Vinicius Marques, também marcam presença, além dos presidentes dos Correios, Fabiano Silva dos Santos; da Anatel, Carlos Baigorri; e da Telebras, Frederico de Siqueira Filho.
Serão três manhãs de painéis para trocar experiências do MCom e suas entidades vinculadas (Correios, Telebras e Anatel) na gestão ESG. A sigla vem do inglês Environmental, Social and Governance – isto é, Meio ambiente, Social e Governança – e diz respeito às práticas de sustentabilidade dentro das organizações nessas três esferas. Além disso, logo no primeiro dia de evento, os Correios lançam o selo comemorativo do evento.
O aprofundamento nos critérios ESG é prioridade para a atual gestão do MCom, que reconhece que a Pasta têm um papel fundamental na promoção de políticas públicas relacionadas às Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC), gerando impactos significativos no meio ambiente e na sociedade.
PAUTAS DO ENCONTRO
As experiências da iniciativa privada na gestão ambiental e a inclusão digital como oportunidade ESG, entre outros temas, também serão pauta do evento. A programação completa será divulgada em breve no portal e nas redes sociais do ministério.
O encontro tem como objetivo reforçar o compromisso do MCom e de suas entidades vinculadas com a sustentabilidade ESG, além de disseminar conceitos e boas práticas sociais, ambientais e de governança entre órgãos e parceiros da administração pública, dentre outros atores. O ESG MCom 2023 ainda busca mapear possíveis riscos que afetem a integridade da gestão e identificar as bases para a elaboração de um plano de sustentabilidade.
Acesse a página do evento para mais informações.
Por: Ministério das Comunicações