Educação

CAPES divulga selecionados para bolsa de estudo no exterior

As atividades dos 695 doutorandos aprovados para o PDSE estão previstas para se iniciar entre setembro e novembro

15/08/2023 16:16
CAPES divulga selecionados para bolsa de estudo no exterior

 

A CAPES publicou a relação dos selecionados do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior . A lista dos 695 estudantes que receberão a bolsa de estudo, de acordo com o Edital nº 44/2022 , consta da edição do Diário Oficial da União desta segunda-feira, 14, com o número de inscrição e a instituição de ensino superior de origem de cada um dos aprovados.

O início das atividades fora do Brasil se dará entre setembro e novembro deste ano. Além de complementar os estudos e pesquisas, o PDSE fortalece o intercâmbio entre instituições brasileiras e internacionais. Também auxilia na internacionalização do ensino superior, da ciência, da tecnologia e da inovação do País.

Para participar do PDSE, o candidato não pode possuir título de doutor, deve estar matriculado em curso de doutorado, com nota igual ou superior a quatro na avaliação da CAPES, e não estar em situação de inadimplência com a administração pública. É preciso ser brasileiro nato ou, se estrangeiro, possuir visto de estudante ou autorização de residência no Brasil.

Os candidatos do PDSE participaram de processo de seleção interna realizado integralmente pela própria instituição em que estão matriculados.  Após homologadas pelos pró-reitores de pós-graduação, as propostas foram analisadas pela CAPES.

Sobre o Programa
O Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior – PDSE tem por objetivo complementar e aumentar as possibilidades de formação ofertadas no Brasil, expandindo a colaboração com cientistas estrangeiros, além de aumentar a visibilidade da produção científica do País e fortalecer os programas de pós-graduação brasileiros.

 

Por: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Link: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/capes-divulga-selecionados-para-bolsa-de-estudo-no-exterior
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte