Uma sessão solene na Câmara dos Deputados, na tarde desta segunda-feira (21/08), homenageou os 20 anos da criação do Ministério do Turismo (MTur). A celebração contou com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, ex-ministros da pasta, servidores do órgão, membros do trade turístico e demais autoridades, que exaltaram a importância do MTur para impulsionar o setor no Brasil.
A Embratur, que também faz parte dessa história, com a promoção do Brasil no exterior, marcou presença no evento com a diretora de Marketing Internacional, Sustentabilidade e Negócios da Agência, Jaqueline Gil, representando o presidente Marcelo Freixo.
“Durante essas duas décadas, houve muito crescimento do ponto de vista numérico do turismo, e agora o ministro Celso Sabino deixa uma clara mensagem de que a gente vai trabalhar junto com o Ministério do Turismo para recompor o turismo internacional do país, que foi afetado durante a pandemia”, disse Gil.
Em seu discurso, Sabino destacou a importância do turismo internacional para a economia brasileira e ações que serão tomadas para ampliar o fluxo de estrangeiros no Brasil. “A promoção, aliada à ideia da conectividade, vai favorecer substancialmente o aumento no número de turistas estrangeiros no país e o equilíbrio da balança comercial do turismo”, disse o ministro.
O Ministério do Turismo foi criado em 2003 a partir de um decreto do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Até então, a Embratur era responsável por todas as políticas de turismo no país. O órgão do governo federal ampliou a capacidade de geração de políticas públicas no setor, além de articular ações interministeriais.
A homenagem também contou com a participação de ex-servidores e atuais servidores do MTur. “As experiências que tive no Ministério do Turismo me possibilitaram ratificar a minha missão de servir ao público, de utilizar a minha mão-de-obra em ações de transformações de vidas e da realidade de milhares de brasileiros”, disse o servidor Wilken Souto.
A realização da sessão solene de homenagem aos 20 anos do MTur foi proposta pelo deputado federal Felipe Carreras, que preside a Frente Parlamentar em Defesa do Turismo.
Por: Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur)