Com investimento de mais de R$500 mil, hospital da Rede Ebserh em Dourados (MS) adquire aparelhos de ultrassonografia portáteis
Os equipamentos permitem atendimento beira-leito que, além de agilidade, conferem maior segurança aos pacientes e configuram em mais um recurso para os residentes do hospital
Exames abdominais, vasculares, pequenas partes, musculo esquelético, procedimentos anestésicos locais e aplicações superficiais, cardiologia adulta e pediátrica, ginecologia e obstetrícia. Todos estes procedimentos agora são realizados de modo mais prático no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), graças à aquisição de três novos aparelhos de ultrassonografia portáteis, totalizando R$ 557.750,00, por meio de processo licitatório. A entrega foi realizada na última quarta-feira (16), em cerimônia realizada com a presença do superintendente do HU-UFGD, Hermeto Paschoalick, gerentes e outros profissionais do hospital.
Os aparelhos de ultrassonografia são equipamentos portáteis que, devido ao seu tamanho, facilitam o uso. Dessa forma, os profissionais podem utilizá-los em qualquer lugar, sem a necessidade do uso de enormes aparelhos que necessitam de uma sala própria para ser fixado, ou que quando movimentados podem sofrer avarias e riscos aos pacientes acamados. Com isso, a logística entre os consultórios, clínicas e hospitais é aprimorada.
Das três máquinas, uma ficará na Unidade de Terapia Intensiva Adulto (UTI Adulto) para atender as demandas da unidade e da clínica médica, que, além do uso na assistência, visa melhorar os recursos para a residência em terapia intensiva e os outros dois na Unidade de Imagem, disponíveis para os setores que demandarem o uso.
Para o superintendente da unidade da Rede Ebserh, a aquisição representa uma importante ferramenta para o ensino e para a qualidade da assistência prestada no hospital. “O ECO* e a ultrassonografia à beira do leito (TBL), ou Point-of-Care testing (POCT) vêm ganhando protagonismo nas práticas em saúde, com muitas evidências científicas recomendando seu uso rotineiro nas mais diversas áreas. Ele garante procedimentos mais seguros, diagnósticos mais rápidos e tomadas de decisão mais assertivas e personalizadas. Esperamos, com isso, além do benefício clínico para os cuidados executados no hospital, impulsionar, através do ensino, o uso da ferramenta nas outras instituições de saúde da nossa região”, ressaltou Hermeto Paschoalick.
Os equipamentos adquiridos pelo HU-UFGD contribuem para a estruturação do serviço de ultrassonografia portátil para atender diversos setores do hospital, tanto as UTI's como o Centro Cirúrgico e Clínicas. “Além disso, eles vão ajudar na segurança do paciente, pois alguns procedimentos serão feitos de forma mais segura e precisa com a visualização do equipamento. Essa aquisição trará inúmeros benefícios para pacientes, profissionais e além desta residência, atenderá à outras demandas de ensino e pesquisa também”, explica a chefe do Setor de Engenharia Clínica, Flávia Lefort Lamanna.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
*Exame de ecografia
Com informações do HU-UFGD
Por: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte