A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) selecionou as 15 startups que participarão da pré-aceleração do Conecta IGU – programa de inovação voltado ao setor do Turismo. São elas: Aimiris Solutions (PE), FériaZ (SP), Flypee (DF), Global Tecnologia (SP), Indulge Me (DF), Interact Place (MG), Moddev (ES), Pix Force Tecnologia LTDA (RS) , Produto Final (MG), Rotas Inteligentes (AL) , Sirros IoT (RS), Smart Tour Brasil (SC), SPRINT Dados (DF), Square City (DF) e YOUVISA (SP). Com a iniciativa, a Embratur pretende impulsionar projetos de startups que apresentem soluções, com uso de tecnologia e da inovação, para os desafios do setor turístico no Brasil.
O processo de seleção está dividido em três etapas. Na primeira, a Embratur homologou e avaliou as propostas das empresas. Nesta segunda e atual etapa de pré-aceleração, as startups selecionadas receberão orientação especializada, suporte e acompanhamento para desenvolver um pitch – onde farão uma apresentação breve e direta sobre suas propostas.
Segundo o Gerente de Inovação da Embratur, Edivaldo Reis, é na segunda etapa que as empresas irão detalhar melhor as propostas. “Nesta fase, ainda serão promovidos seis encontros para abordar questões como desenvolvimento e validação da proposta de valor e do modelo de negócios; avaliação da potencial necessidade de equipe adicional para execução do projeto; mapeamento dos pontos fortes e fracos, gargalos e conexões necessárias; estabelecimento de metas de médio e longo prazo; modelagem financeira e necessidade de investimentos”, detalhou.
Na terceira e última fase, no Pitch Day, a Embratur selecionará até cinco empresas para elaboração das provas de conceito. As startups selecionadas terão incentivos como: acesso a infraestrutura, apoio e mentoria técnica de especialistas do PTI-BR e da Embratur; networking e conexões com parceiros das instituições envolvidas; acesso à incubadora do PTI-BR; acesso ao Smart CTI (sandbox), para testes e validações de tecnologias do setor em ambiente real, entre outros
Conecta IGU
Fruto de uma parceria da Embratur com a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), o programa quer simplificar e agilizar, por exemplo, o processo de emissão de vistos para facilitar a visitação de estrangeiros ao Brasil. Além disso, irá criar indicadores sobre o fluxo de turistas, permitindo a compreensão do comportamento dos visitantes e a identificação de oportunidades de crescimento para o segmento.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, explica que o Conecta IGU irá ajudar a entender quem são os turistas estrangeiros que visitam o Brasil. “A partir desta iniciativa, queremos entender quem são os nossos turistas, o que eles pensam, o que desejam encontrar nas nossas cidades e, principalmente, o que consideram em suas tomadas de decisão na escolha do destino de suas férias. Ou seja, é a inteligência de informação para gerar melhores investimentos no setor”, explica Freixo. Além disso, segundo ele, a Embratur pretende facilitar a emissão dos vistos para que mais turistas possam vir para o Brasil.
O lançamento do Conecta IGU aconteceu no início de junho, em Foz do Iguaçu (PR), como parte das ações do EmbraturLab – laboratório de inovação do turismo da Embratur. Startups que tenham projetos capazes de oferecer solução exequível, viável econômica e tecnologicamente para, pelo menos, um dos eixos estabelecidos, podem participar do Conecta IGU.
No total, serão investidos R$ 350 mil nos seis meses da etapa de desenvolvimento da PoC (Proof of Concept), ou prova de conceito, o teste na prática de soluções apresentadas por até cinco startups selecionadas, além de uma série de benefícios oferecidos conforme consta no edital.
Por: Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur)