Planalto

AO VIVO: Lula participa do programa Conversa com o Presidente diretamente da Cúpula da Amazônia

De Belém, no Pará, o presidente da República conta para o jornalista Marcos Uchôa quais são as expectativas do Brasil para os dois dias de evento

08/08/2023 08:36
AO VIVO: Lula participa do programa Conversa com o Presidente diretamente da Cúpula da Amazônia

 

A edição do programa Conversa com o Presidente desta terça-feira (08/08) é especial. Lula está em Belém, no Pará, para participar da Cúpula da Amazônia e conversa ao vivo com o apresentador Marcos Uchôa sobre as expectativas do Brasil para o encontro, que reúne lideranças de oito países signatários da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

A Cúpula, realizada nos dias 8 e 9 de agosto, tem como objetivo fortalecer o bloco socioambiental - único da América Latina -, composto pelo Brasil, Bolívia, Colômbia, Peru, Guiana, Equador, Suriname e Venezuela.

Dentre as expectativas do País, Lula destaca a implementação de políticas públicas conjuntas para a preservação do meio ambiente, combate ao desmatamento, queimadas e garimpos ilegais, melhorias e qualidade de vida para os indígenas, quilombolas, extrativistas, entre outros povos que residem a região.

Na edição anterior do Conversa com o Presidente, Lula já havia mencionado a criação de um centro de cooperação policial em Manaus e de um sistema integrado de tráfego aéreo para combater atividades ilícitas. Ações conjuntas com países fronteiriços.

O presidente e Marcos Uchôa falam ainda das ações que estão levando energia elétrica e banda larga ao Norte do País, da conscientização da sociedade sobre a importância de preservar a Amazônia, dos acordos bilaterais com outros países e do desafio de conciliar a geração de empregos em uma economia mais verde.

Segundo o presidente, ao investir em uma economia verde, o Governo Federal visa atrair novos investidores e parceiros comerciais, principalmente da União Europeia. Além disso, Lula assumiu o compromisso de zerar o desmatamento no País até 2030.

Cúpula da Amazônia

Durante o evento, Lula recebe chefes de Estados e representantes de 15 países. A programação inclui um encontro com a cúpula de líderes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), criada em 1978, com objetivo de promover a preservação da Amazônia, melhorar a qualidade de vida das comunidades locais e propor ações conjuntas para a região. Esta será a 4ª reunião dos integrantes do tratado. A primeira aconteceu em 2009.

Já na quarta-feira (09/08), está prevista a Cúpula Ampliada, um encontro expandido com representantes dos países convidados e organismos internacionais - Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Banco de Desenvolvimento da América Latina e o Banco dos Brics.

A Cúpula da Amazônia reunirá, pela primeira vez em 45 anos, os presidentes de oito países amazônicos. O encontro deve resultar em um documento final, a Declaração de Belém, com estratégias para o desenvolvimento sustentável da região.

Por: Agência Gov


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte