Saúde

Fiocruz vai debater cannabis medicinal e direito à saúde nas favelas

O objetivo é refletir sobre as políticas de acesso e o uso da cannabis medicinal pela população de favelas e periferias urbanas, em uma perspectiva de promoção de saúde nesses territórios

24/08/2023 15:03
Fiocruz vai debater cannabis medicinal e direito à saúde nas favelas
Foto: Divulgação/Fiocruz

 

Na próxima terça-feira (29/8), a partir das 9h30, ocorrerá a roda de conversa Favelas, cannabis medicinal e direito à saúde, na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). O evento é um desdobramento das discussões iniciadas na Conferência Livre de Saúde das Favelas e Periferias, ocorrida em junho deste ano, na Uerj. O objetivo é refletir sobre as políticas de acesso e o uso da cannabis medicinal pela população de favelas e periferias urbanas, em uma perspectiva de promoção de saúde nesses territórios.

Uma nota técnica da Fiocruz publicada em abril de 2023 destaca o número crescente de pesquisas que apontam o potencial terapêutico de canabidioides, como o (CBD e THC), na redução de sintomas e melhora de dores crônicas e outros problemas de saúde (Foto: 123RF)

Em abril deste ano, o Programa Institucional de Políticas de Drogas, Direitos Humanos e Saúde Mental da Fiocruz lançou uma nota técnica que aborda as evidências científicas encontradas até o momento sobre tratamentos terapêuticos baseados em cannabis e seus derivados. A nota destaca que um número crescente de pesquisas aponta o potencial terapêutico de canabidioides, como o canabidiol (CBD) e o delta-9-tetrahidrocanabinol (THC), na redução de sintomas e melhora de dores crônicas, espasticidade, transtornos neuropsiquiátricos e náusea, vômito e perda de apetite relacionados ao tratamento com quimioterapia.

O evento é uma articulação da Coordenação de Cooperação Social da Fiocruz, a partir do projeto de Promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis em Centros Urbanos (PTSSCU/CCSP), junto a organizações com atuação em favelas e periferias do Rio de Janeiro: o Coletivo SUStenta Cannabis; a Organização Mulheres de Atitude; o Instituto Kelvin Johnson/Projeto Marias; Educap Alemão; Conselho Comunitário de Manguinhos; CGI Manguinhos; e o Núcleo de Estimulação Estrela de Maria.

A atividade será presencial, na Ensp/Fiocruz (sala 411), localizada na Rua Leopoldo Bulhões 1.480, Manguinhos. O evento é aberto a todas e todos, mas sujeito à lotação da sala.

Serviço
Data: 29/8
Horário: 9h30 às 12h
Local: sala 411, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz)

Por: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Link: https://portal.fiocruz.br/noticia/fiocruz-vai-debater-cannabis-medicinal-e-direito-saude-nas-favelas
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte