Justiça

Flávio Dino envia pedido para investigar causas da queda de energia no país

Ministro encaminhou documento para a PF pedindo investigação; apagão afetou 25 estados e o DF

16/08/2023 20:16
Flávio Dino envia pedido para investigar causas da queda de energia no país
Foto:/ Agência Brasil/arquivo

 

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, encaminhou documento para a Polícia Federal solicitando que sejam investigados os motivos que ocasionaram o corte de energia que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, na última terça-feira, dia 15 de agosto.

Em suas redes sociais o ministro escreveu: “Enviei na manhã de hoje para a Polícia Federal o pedido do Ministro Alexandre Silveira, relativo à investigação policial sobre a anômala interrupção de energia ocorrida ontem”, ele disse que a providência é necessária em face da ausência de elementos técnicos, até o momento, que expliquem o que aconteceu.

“Assim, é prudente uma análise mais ampla, inclusive quanto à possibilidade de atos ilícitos”, garantiu o ministro Dino.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, encaminhou ao Ministério da Justiça o pedido para que sejam investigados os verdadeiros motivos da falta de energia em parte do país.

“Solicito à Vossa Excelência, dentro de suas competências, que envide esforços para promover a investigação do ocorrido, e caso constatado algum ato ilícito, adote as providências cabíveis, bem como nos comunique para que possamos construir ações preventivas com o objetivo de coibir atos criminosos que têm posto em risco os ativos desse setor”, assinou o ministro Alexandre Silveira no ofício encaminhado ao ministro Flávio Dino.

Separação Elétrica

No ofício encaminhado pelo ministro Silveira, há o relato de que no dia 15 de agosto de 2023, às 20h31min, houve ocorrência no Sistema Interligado Nacional que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões, resultando no desligamento de 21 mil MW de cargas.

O documento afirma ainda que a interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar a propagação da ocorrência, com atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), permitindo isolar essas duas regiões e recompor em menos de uma hora o Sistema Sul-Sudeste.

“O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia em todas as regiões. A normalização das cargas da região Sul foi concluída às 9h05min; nas regiões Sudeste/Centro-Oeste, às 9h33min; nas regiões Norte e Nordeste a recomposição das cargas ocorreu às 14h49min, totalizando a 100% da carga recomposta do SIN”, concluiu o ministro Alexandre Silveira.

Link: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/noticias/flavio-dino-envia-pedido-para-investigar-causas-da-queda-de-energia-no-pais
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte