Futebol de Cegos do Brasil conquista vaga para Paris 2024 com marca da Bolsa Atleta
Oito dos dez jogadores que vestem a camisa amarela mais famosa do mundo recebem o benefício do Ministério do Esporte, nas categorias Internacional e Paralímpica
A Seleção Brasileira de futebol de cegos encerrou, nesta sexta-feira (25/8), uma participação vitoriosa na Copa do Mundo realizada em Birmingham, na Inglaterra, com uma goleada de 7 a 1 sobre a Colômbia, em jogo pela disputa do 3º lugar. O sexto título mundial não veio dessa vez, mas com a colocação, o time brasileiro garantiu presença nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
“Nossa seleção está de parabéns! Sempre nos representam como uma força na modalidade em todas as competições internacionais. Também é importante enfatizar o trabalho que estamos iniciando pela formação de um time feminino de futebol de cegas, juntamente com a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)”, disse a ministra do Esporte, Ana Moser.
A ideia é que as mulheres representem o Brasil com uma seleção de alto nível na Paralimpíada de Brisbane, na Austrália, em 2032, ano que a disputa feminina da modalidade deve ser integrada aos jogos pela primeira vez.
Mesmo sem o título, a Seleção terminou a competição invicta, perdendo nas semifinais somente nos pênaltis para a China, após empate em 0 a 0 no tempo normal. Foi a terceira vez seguida que o Brasil encontrou os chineses nas semifinais, tendo vencido os dois confrontos anteriores.
Ao todo, a seleção marcou 10 gols e sofreu apenas um no tempo normal.
Confira a campanha da seleção brasileira no IBSA World Games:
Fase de grupos:
1x0 Irã
1x0 Marrocos
0x0 México
Quartas de final
1x0 França
Semifinais
0x0 China (0x2, nos pênaltis)
Disputa do 3º lugar
7x1 Colômbia
Por: Ministério do Esporte (MEsp)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte