Inep participa de evento sobre Sistema de Seleção Unificada
Encontro aconteceu na última quarta-feira, 30 de agosto, e reuniu autoridades, estudantes e profissionais da educação
A operacionalização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os desafios técnicos no compartilhamento de dados para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram apresentados pela servidora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Laene Lustosa, durante o evento “Diálogos sobre o acesso à educação superior: unir para fortalecer o Sisu”. Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), o encontro aconteceu na última quarta-feira, 30 de agosto, e reuniu autoridades, estudantes e profissionais da educação.
Realizado no auditório do Conselho Nacional de Educação (CNE), em Brasília, o encontro técnico ocorreu com intuito de promover um espaço de escuta e diálogo sobre o Sisu junto aos gestores de instituições públicas e alunos, a fim de incentivar construção de ideias e sugestões para o aprimoramento do sistema.
O debate foi uma iniciativa da Diretoria de Políticas e Programas de Educação Superior, da Secretaria de Educação Superior do MEC, com apoio do Colégio de Pró-reitores de Graduação das Instituições Federais de Educação Superior (Cograd/Andifes).
Sisu – O Sistema de Seleção Unificada, instituído pela Portaria Normativa MEC nº 2, de 26 de janeiro de 2010, reúne, em um sistema eletrônico gerido pelo MEC, as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior, sendo a grande maioria delas ofertada por instituições federais (universidades e institutos). O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Enem. Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação.
Por: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte