Inverno Acolhedor: operação do MDHC chega ao Rio de Janeiro para atender pessoas em situação de rua
Ministro Silvio Almeida esteve na capital fluminense para formalizar a parceria da iniciativa junto à Prefeitura do RJ; operação já foi lançada em Porto Alegre e Curitiba
As ações da Operação Inverno Acolhedor para atender a população em situação de rua chegaram ao Rio de Janeiro (RJ). O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, assinou parceria junto ao prefeito do RJ, Eduardo Paes, em ato que permitirá a transferência de recursos na ordem de R$ 700 mil para a aquisição e distribuição de itens de proteção contra o frio para prevenir os riscos que as baixas temperaturas trazem a quem vive em situação de rua.
“Essa iniciativa emergencial marca o retorno da política como aquilo que é capaz de resolver os problemas. A política é feita de embates, mas também é feita de solidariedade, de colaboração e de diálogo. Nós temos o propósito comum que é dar conta daquilo que é nosso dever, que é dar uma resposta para aqueles que mais precisam”, declarou Silvio Almeida durante assinatura da parceria acompanhado da nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos do MDHC, Isadora Brandão.
A operação proverá, ainda, acolhimento para prevenir morte e adoecimento em razão do frio intenso – além de oferecer orientações para as pessoas em situação de rua. “Esse é um primeiro passo para construção de algo maior, que é transformar essa ação em uma política de estado permanente que seja feita todos os anos”, explicou Silvio Almeida. Autoridades do Legislativo e do sistema de justiça local também participam do evento.
Saiba mais
O Inverno Acolhedor é uma operação do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) executada por meio de convênios com apoio de municípios, movimentos sociais e entidades da sociedade civil. Com investimento total de R$ 5 milhões, a ação emergencial promoverá ações de acolhimento junto a pessoas em situação de rua nas capitais do Sul e do Sudeste, onde as temperaturas são mais baixas.
No mês de julho, o ministro esteve em Curitiba (PR) para o lançamento da iniciativa. Já em agosto, no último dia 11, o lançamento da operação ocorreu em Porto Alegre (RS).
Por: MDHC
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte