Juscelino Filho participa de encontro dos Ministros da Economia Digital do G20
Reunião entre representantes das economias mais importantes do mundo acontece anualmente
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, estará em Bengaluru (Índia), nesta sexta-feira (18) e sábado (19), para o encontro anual dos ministros da Economia Digital do G20. Os representantes das 20 economias mais importantes do mundo irão discutir temas como infraestrutura digital pública, segurança na economia digital e habilidades digitais.
"Conversar com os ministros das maiores economias do mundo é essencial para trocar experiências e definir estratégias necessárias para promover a inclusão digital dos cidadãos. O acesso à internet é essencial e o presidente Lula nos deu a missão de levar a inclusão digital a todos os cantos do país. Com a inclusão digital, vamos promover a inclusão social dos brasileiros que mais necessitam", explica o ministro.
Os trabalhos da Reunião de Ministros são tradicionalmente conduzidos por uma “troika”, composta pelos presidentes anterior, atual e próximo. Em 2023, a troika é formada pela Indonésia, Índia e Brasil. Assim, a próxima Reunião de Ministros da Economia Digital do G20 será realizada no Brasil, em 2024.
Para tratar dos temas que serão destaques durante o período em que o Brasil será presidente do encontro anual dos ministros da Economia Digital do G20, Juscelino Filho irá se encontrar com o vice-Secretário-Geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Ulrik Vestergaard Knudsen. A entidade deve sugerir temas e poderá servir de apoio para o Brasil no próximo ano.
REUNIÕES BILATERAIS - Durante sua passagem pela Índia, Juscelino Filho também participará de reuniões bilaterais com representantes de outros países. Um dos encontros previstos é com a Diretora-Geral Adjunta da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Gabriela Ramos, para tratar das recomendações da organização sobre o uso ético da inteligência artificial.
O Ministro das Comunicações deve se encontrar com o enviado especial de Tecnologia da Organização das Nações Unidas (ONU), Amandeep Gill. Como a entidade irá realizar a Cúpula do Futuro em 2024, as autoridades devem discutir sobre o Pacto Digital Global; inteligência artificial; e infraestrutura pública digital.
Também está esperada uma reunião com Volker Wissing, Ministro para Assuntos Digitais da Alemanha. Como meio-ambiente é tema de interesse do país europeu e eles são financiadores do Fundo Amazônia, Juscelino Filho dará destaque ao Programa Norte Conectado, explicando como a conectividade contribui para a sustentabilidade econômica da Região Norte do Brasil.
AGENDA - Estão previstos ainda encontros com Roberto Viola, diretor geral para Comunicações, Conteúdo e Tecnologia da União Europeia; Mondli Gungubele, ministro das Comunicações e Tecnologias Digitais da África do Sul; Kono Taro, ministro para a Transformação Digital do Japão; Micaela Sánchez, secretária de Inovação Pública da Argentina; Alexandra Van Huffelen, ministra para a Digitalização dos Países Baixos; Doreen Bogdan-Martin, Secretária-Geral da União Internacional de Telecomunicações (UIT); e Omar Al Olama, ministro de Estado para Inteligência Artificial, Economia Digital e Aplicações Remotas dos Emirados Árabes Unidos.
Por: MCOM
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte