Educação

MEC recebe entidades do Ato em Defesa da Educação Pública

Comissão do Ministério da Educação ouviu demandas de profissionais da educação, estudantes, docentes e reforçou espaço de diálogo com organizações e entidades

09/08/2023 15:02
MEC recebe entidades do Ato em Defesa da Educação Pública

 

Uma comissão do Ministério da Educação (MEC) se reuniu com representantes de entidades que promovem o Ato Nacional em Defesa da Educação Pública, nesta quarta-feira, 9 de agosto, na sede da Pasta, em Brasília (DF). O grupo entregou ao MEC uma carta com reivindicações. Entre as demandas estão a revogação do Novo Ensino Médio e a valorização dos profissionais da educação na perspectiva do piso salarial , de uma carreira para o conjunto dos profissionais do setor e da melhoria na formação profissional.

O secretário executivo adjunto do MEC, Leonardo Barchini , conduziu o encontro, que também reuniu a secretária de Educação Superior, Denise Carvalho; o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques; o chefe de g abinete do ministro da Educação Camilo Santana, Vinicius Roda; e o diretor de Programa da Secretaria Executiva, Gregório Grisa.

Na ocasião, Leonardo Barchini reforçou o compromisso do MEC com a reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio e d estacou a apresentação do sumário executivo dos resultados da consulta pública , divulgado na segunda-feira, 7 de agosto. O secretário executivo adjunto afirmou , ainda, contar com o apoio das entidades quando o tema estiver em apreciação no Congresso Nacional.

Formação profissional O secretário de Educação Profissional e Tecnológica , Getúlio Marques, informou que o MEC trabalha para retomar programas de formação profissional, como o Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário). A secretária de Educação Superior , Denise Carvalho, enfatizou a determinação do ministro Camilo Santana de escutar a sociedade e de manter o MEC de portas abertas ao diálogo com entidades, parlamento e demais agentes em prol da educação.

Valorização dos professores Sobre a carreira, o diretor Gregório Grisa informou que será instalada no MEC uma mesa de negociação, após orientação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Ele também destacou o andamento do Grupo de Trabalho (GT) que discute melhorias na formação inicial de docentes. O GT está em fase de conclusão e compilação de dados para finalizar o relatório que será apresentado ao ministro Camilo Santana .

Ato Nacional em Defesa da Educação Pública – O Ato foi organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), com a participação de outras entidades, como a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), a Associação dos Servidores do Inep (Assinep), a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico- Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra Sindical), Central Única dos Trabalhadores do Distrito Federal (CUT-DF), o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior e a Internacional da Educação (IE).

 

Por: Ministério da Educação

Link: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/agosto/mec-recebe-entidades-do-ato-em-defesa-da-educacao-publica
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte