Esporte

Ministra do Esporte abre campeonato escolar mundial, que está de volta ao Brasil após uma década

A Gymnasíade é sediada no Rio de Janeiro, e a delegação brasileira é a maior, com 404 membros - 323 estudantes-atletas, 161 mulheres e 162 homens

21/08/2023 12:01
Ministra do Esporte abre campeonato escolar mundial, que está de volta ao Brasil após uma década
Foto: Divulgação/MEsp

 

A Ministra do Esporte, Ana Moser, participou neste domingo (20/8) da cerimônia de abertura do maior campeonato mundial de esporte escolar - a Gymnasíade, no Rio de Janeiro. As competições têm início nesta segunda-feira (21) e terminam no dia 26.

“Recebemos com orgulho, a maior competição escolar do mundo. O Rio de Janeiro vai ter o prazer de sediar a Gymnasíade, e estamos de braços abertos para os atletas reunidos aqui. A competição vai celebrar a garra e a força dos jovens competidores de 13 a 15 anos, em 18 modalidades. O Brasil tem a honra de sediar a maior Gymnasíade de todos os tempos”, ressaltou a ministra. Ana Moser destacou ainda a ampliação da prática de esporte e da atividade física para toda a população, política defendida pelo atual governo.

Em seguida, o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora, frisou a importância da Gymnasíade. “Quero dar as boas-vindas a todas as 46 nações que estão no Rio de Janeiro. Gostaria de agradecer à ISF e ao seu presidente por nos dar a oportunidade de apresentar ao mundo o que o Brasil tem de melhor. Agradeço também ao Governo Federal e à Ana Moser, ministra do Esporte, que esteve aqui apoiando o esporte brasileiro. Agradeço às federações do esporte escolar do Brasil, que compõem o sistema da CBDE. Por fim, estendo minha gratidão às pessoas que de forma direta ou indireta contribuíram para tornar esse evento grandioso”, afirmou.

A maior festa começou com a entrada dos representantes das delegações. Todas foram recebidas com muitos aplausos pelos espectadores. A delegação brasileira, com 409 integrantes, foi recebida com muitos gritos e entusiasmo.

O presidente da Federação Internacional da (ISF), Laurent Petrynka, falou sobre a relevância do esporte na vida das pessoas, e também agradeceu a participação da ministra Ana Moser no evento.

Após os discursos e acendimento da pira, a Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, transformou-se em uma grande festa, com apresentações típicas do estado do Rio de Janeiro. Com coreografias, ritmo e muita alegria, grupos de dança da cidade mostraram suas habilidades e encantaram os atletas, com o samba e a gafieira. Para encerrar a cerimônia, a escola de samba Mangueira entrou na pista com sua percussão, e fez a alegria dos atletas que invadiram a pista, arriscando alguns passos.

A Gymnasíade conta com 18 modalidades: tiro com arco, atletismo, badminton, basquete 3x3, boxe, caratê, dança esportiva, esgrima, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, orientação, natação paralímpica, natação, tênis de mesa, taekwondo, wrestling e xadrez.

Por: Ministério do Esporte (MEsp)

Link: https://www.gov.br/esporte/pt-br/noticias-e-conteudos/esporte/ministra-do-esporte-abre-campeonato-escolar-mundial-que-esta-de-volta-ao-brasil-apos-uma-decada
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte