Missão humanitária que combateu incêndios florestais retorna ao Brasil
MJSP integrou comitiva com 21 agentes da Força Nacional
A missão humanitária do Governo Federal de apoio para incêndios florestais no Canadá retornou ao Brasil. Após 1 mês de combate no país norte-americano, a comitiva foi recebida no Ministério das Relações Exteriores e homenageada pela atuação. O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) integrou a comitiva com 21 agentes da Força Nacional. Ao total, 104 especialistas foram enviados.
Além de combater os incêndios e agir na recuperação de áreas devastadas, a Força Nacional implementou medidas de proteção de moradores e residências.
Para a tenente Ana Gabriela Serra, a experiência possibilitou novas perspectivas: “Marcará minha vida para sempre. Além de desempenhar um papel importante na assistência e apoio às comunidades locais, protegendo vidas e preservando o meio ambiente, pude aprender sobre a cultura e tradições do país, o que enriqueceu minha compreensão e me proporcionou uma nova visão de mundo.”
“Foi uma experiência única, o convívio é de 24h por dia, dormindo em barracas lado a lado. Os combates aos incêndios são diferentes dos daqui, haja vista o tipo de terreno e vegetação, algo totalmente novo para nós brasileiros. A fadiga, a saudade, o frio e a ansiedade sempre andam juntos, mas o sentimento era mútuo em cumprir a missão. E com a presença divina, esforço e dedicação de todos, logramos êxito”, celebrou o sub-tenente Angelson Rodrigues, do Corpo de Bombeiros da Paraíba.
Determinada pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva em atenção a pedido do governo canadense, a missão humanitária brasileira foi coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e contou, também, com agentes vinculados ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) e com corporações de bombeiros militares de 20 estados brasileiros e do Distrito Federal.
Canadá enfrenta temporada de incêndios recordes
O Canadá vem enfrentando uma temporada de incêndios florestais de proporções recordes, com uma área de 14 milhões de hectares já consumidos pelo fogo, o dobro do recorde até então registrado, de 1989. A devastação já engloba cerca de 140 mil km² de território, aproximadamente o tamanho do estado do Amapá.
Por: Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte