Igualdade racial

Na África do Sul, ministra Anielle Franco debate agenda conjunta de promoção da igualdade racial

Anielle Franco acompanhou a sessão do BRICS, se reuniu com lideranças políticas sul-africanas e realizou uma roda de conversa na Universidade de Joanesburgo.

24/08/2023 18:15
Na África do Sul, ministra Anielle Franco debate agenda conjunta de promoção da igualdade racial
Foto: Luna Costa/MIR


A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, participou, nesta quinta-feira (23/08) de um encontro com ativistas e lideranças políticas sul-africanas para debater uma agenda comum de igualdade e justiça de gênero e raça. O encontro se deu após as sessões da cúpula do BRICS, nesta manhã, na África do Sul.

Na ocasião, a ministra debateu os desafios e experiências de combate à violência de gênero e ao racismo com Tlaleng Mofokeng, Relatora Especial da ONU; Muthoni Wanyeki, Diretora Executiva da Open Society África; Lindiwe Mazibuko, cofundadora da Futurelect, organização que visa capacitar geração de líderes políticos e governamentais éticos na África; Sibongile Ndashe, advogada sul-africana.

Na sequência das atividades, a ministra da participou da roda de conversa "Uma perspectiva diaspórica em direção à educação e à cooperação Sul-Sul" com o corpo discente e docente da Universidade de Joanesburgo, onde destacou a importância da cooperação entre os países e apresentou o Programa Caminhos Amefricanos.

“Iniciei a minha primeira viagem ao continente africano em Maputo, Moçambique, onde assinei um acordo para expandir o Programa Caminhos Amefricanos a Moçambique, Cabo Verde e Colômbia. Agora queremos trabalhar com o governo e as universidades para trazer o Programa para a África do Sul, Angola e São Tomé e Príncipe”, destacou.

Anielle fechou a agenda do dia com uma reunião bilateral com a Ministra para Mulheres, Jovens e Pessoas com Deficiência da África do Sul, Nkosazana Dlamini-Zuma, para iniciar possíveis construções conjuntas de políticas entre os dois países no combate às desigualdades de gênero e raça. A equipe do Ministério da Igualdade Racial está na África do Sul como parte da comitiva brasileira do Presidente Lula, com o objetivo de incorporar questões de gênero e raça nas discussões sobre crescimento econômico nos países do sul global.

À noite, a ministra partiu para Luanda, em Angola, onde irá também acompanhar a agenda do presidente e realizar outra série de encontros. Anielle Franco se reunirá com o Secretário de Estado para o Ensino Euperior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola, Eugénio Adolfo Alves da Silva, além dos reitores da Universidade de Luanda e Universidade Agostinho Neto, para articular uma parceria e implementar o programa Caminhos Amefricanos no país.

O programa teve um memorando de entendimento assinado nesta terça-feira (22/08) em Moçambique.

Programa Caminhos Amefricanos

O Programa de Intercâmbios Sul-Sul Caminhos Amefricanos é uma iniciativa do Ministérios da Igualdade Racial e do Ministério da Educação que visa promover intercâmbios para o fortalecimento de uma educação antirracista, a partir da troca de experiências, conhecimentos e políticas públicas em países africanos e afrodiaspóricos para professores da educação básica e estudantes de licenciatura. Os países contemplados no primeiro ano do programa serão Cabo Verde, Colômbia e Moçambique e os intercâmbios devem ter início em 2024.

Por: Ministério da Igualdade Racial

Link: https://www.gov.br/igualdaderacial/pt-br/assuntos/copy2_of_noticias/na-africa-do-sul-ministra-anielle-franco-debate-agenda-conjunta-de-promocao-da-igualdade-racial
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte