Palácio do Planalto abre visitação no sábado (19) dentro do projeto Palácios de Portas Abertas
Além do Planalto, Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Itamaraty integram ação conjunta que visa fortalecer a relação dos cidadãos com o patrimônio histórico, artístico e cultural do poder público
O Palácio do Planalto abre suas portas no próximo sábado (19/8), de 9h às 14h, com última entrada às 13h30, para visitação pública dentro do projeto Palácios de Portas Abertas . As sedes dos poderes Legislativo e Judiciário, além do Palácio do Itamaraty, também receberão visitantes em um percurso de fluxo contínuo dentro de seus prédios, sem guias. A ação é em alusão ao Dia do Patrimônio Cultural, comemorado nesta quinta-feira (dia 17 de agosto).
Para visitar o Palácio do Planalto, será necessária uma inscrição neste link até as 12h desta sexta-feira (18). Crianças abaixo de 6 anos não precisam realizar o cadastramento. A cada 30 minutos, um grupo com aproximadamente 20 pessoas será convidado a percorrer o térreo e o segundo andares do prédio projetado por Oscar Niemeyer. O número máximo de 200 pessoas foi estabelecido para dar mais conforto aos visitantes.
Os cidadãos percorrerão sozinhos o Palácio do Planalto, seguindo as áreas sinalizadas, e poderão obter informações adicionais em um roteiro de visitação que será disponibilizado na portaria principal.
A visitação é parte do projeto "Palácios de Portas Abertas: conhecer para proteger", que visa estabelecer espaço de reflexão sobre o patrimônio histórico, artístico e cultural sob guarda do poder público (edificações e acervos), debatendo sua função, propósito e finalidade, bem como sua proteção e conservação.
A visitação coletiva enfatiza o lugar da educação patrimonial na construção e na ampliação do conhecimento da população sobre as instituições, edifícios e coleções, de forma que cidadãos e cidadãs deles se apropriem e, assim, contribuam para sua proteção.
A adesão da Presidência da República ao projeto também faz parte da iniciativa da Casa Civil de preparar a retomada definitiva das visitações públicas ao Palácio do Planalto.
Por: Planalto
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte