Participante que precisa comprovar presença no Enceja deverá emitir Declaração de Comparecimento
Documento está disponível no Sistema Encceja. Provas do Encceja 2023 serão aplicadas no final deste mês, em 27 de agosto
As provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 serão aplicadas no final deste mês, em 27 de agosto. Para aqueles que precisam comprovar a participação no exame, está disponível, no Sistema Encceja, a Declaração de Comparecimento .
O participante interessado deverá apresentar o documento impresso ao chefe de sala em cada turno de aplicação em que realizará as provas, para, posteriormente, guardá-lo no envelope porta-objetos.
Para acessar o Sistema Encceja, o participante precisa utilizar o login único de acesso à plataforma gov.br. Caso não lembre a senha da conta cadastrada, é possível verificar e recuperá-la. A senha é necessária, por exemplo, para consultar o Cartão de Confirmação de Inscrição e a Declaração de Comparecimento.
Após realizar o login, estará disponível à esquerda da tela: “Declaração Comparecimento”.
Encceja – O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi realizado pela primeira vez em 2002, para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada. O exame é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Já a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia que firmam Termo de Adesão ao Encceja.
Por: Inep
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte