Saúde

Preparação para futuras pandemias está entre os temas prioritários do Brasil no G20

País assume a presidência do grupo no fim de 2023. Ministros da Saúde estão reunidos na Índia para debater formas de garantir acesso universal à saúde, cooperação farmacêutica e saúde digital

18/08/2023 15:04
Preparação para futuras pandemias está entre os temas prioritários do Brasil no G20
Foto: divulgação


A ministra da Saúde, Nísia Trindade, está entre os participantes da Reunião de Ministros de Saúde do Grupo dos Vinte (G20), que começa nesta sexta-feira (18/08). O fórum de cooperação internacional ocorre na cidade de Gandhinagar, na Índia, e reunirá chefes e representantes de sistemas de saúde das 19 maiores economias do mundo além da União Europeia. O encontro também marca o início da transição da presidência do G20, atualmente exercida pela Índia, para o Brasil, que assume a gestão do grupo em 1º de dezembro deste ano.

A ministra participará de debates com temas como a preparação dos países para futuras emergências e o acesso universal à saúde para todos os povos. Retomar o protagonismo do Brasil em questões globais de saúde é prioridade da atual da gestão do Ministério da Saúde.

A presidência do Grupo dos 20 é rotativa. Todos os anos muda entre seus membros, com o país que exerce a presidência trabalhando em conjunto com seu antecessor e sucessor - tríade conhecida como Troika. Os debates desta semana na Reunião de Ministros da Saúde terão o protagonismo desse grupo, atualmente composto por Indonésia, Índia e Brasil.

Dividido em três sessões, o fórum tem como um dos temas em destaque a prevenção, preparação e resposta a pandemias. O assunto tem sido prioridade no âmbito do G20 desde o estabelecimento do Grupo de Trabalho em Saúde, em 2017. Para a atual gestão do Ministério da Saúde, sistemas de saúde e proteção social robustos e resilientes, incluindo capacidades sólidas de vigilância, são ferramentas fundamentais para o enfrentamento de futuras emergências sanitárias, especialmente para as nações em desenvolvimento.

Na reunião de ministros também estão previstos diálogos sobre o fortalecimento da cooperação no setor farmacêutico, com foco na disponibilidade e acesso a contramedidas médicas seguras, e modelos de inovação e transformação digital dos países, oportunidade em que será lançada a Iniciativa Global de Saúde Digital.

O G20

O G20 reúne chefes de estados, ministros e autoridades da África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia. Juntos, esses países representam 90% do PIB mundial.

Por: Ministério da Saúde

Link: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/agosto/preparacao-para-futuras-pandemias-e-tema-prioritario-do-brasil-no-g20
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte