Presidente do FNDE faz balanço de Missão no Peru sobre alimentação escolar
Missão contou com debates a respeito da alimentação escolar e visitas a escolas da região
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) participou nesta semana de uma missão técnica a respeito da alimentação escolar em Lima, no Peru. O evento teve início nesta segunda-feira, 14, com encerramento nesta quinta-feira, 17. A presidente da autarquia, Fernanda Pacobahyba, esteve presente no encontro, promovido pela Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES). A delegação brasileira contou com representantes da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).
Os objetivos da visita passaram pelas discussões a respeito de uma universalidade de alimentação escolar nos países da América Latina e Caribe, o cultivo de alimentos saudáveis com qualidade e relevância cultural, realização de compras da agricultura familiar para os programas de alimentação escolar, articulações intersetoriais, escolas sustentáveis, promoção da participação social nos programas e aprimoramento da educação alimentar e nutricional.
A delegação brasileira foi recebida pela presidente da República do Peru, Dina Boluarte, no Palácio Presidencial peruano. O encontro teve o objetivo de simbolizar uma manifestação de reconhecimento e valorização do apoio da cooperação internacional Brasil-FAO para o fortalecimento da política de alimentação escolar no Peru e na região da América Latina e no Caribe.
“Agradecemos a Cooperação do Brasil-FAO. Sigamos avançando para seguir trabalhando com nossos irmãos agricultores, nessa articulação com os irmãos de outros países que nos ajudam tanto nas capacitações, em dar-nos esse conhecimento técnico. Obrigado, Brasil, por estar aqui, obrigado a todos os países da América Latina, sigamos avançando para que nossa América seja mais humana, solidária, sobretudo com nossa primeira infância e nossos adolescentes”, destacou a presidente do Peru, Dina Boluarte.
A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, comentou sobre os dias de imersão na cultura local e a importância dessa troca de experiências entre os países da América Latina para aprimoramento dos programas de alimentação escolar. “Vivi mais uma experiência extraordinária nessa missão que assumi de coração aberto como presidente do FNDE. Foram dias intensos e incríveis no Peru, onde tive a oportunidade de levar mais uma vez a bandeira do nosso Programa Nacional de Alimentação Escolar, o Pnae. Conheci o projeto de agricultura familiar e vi toda uma cultura local excepcionalmente representada com todo o cuidado na alimentação escolar”, comentou.
A missão técnica denominada “ Escuelas Sostenibles Perú em marco de la Red de Alimentación Escolar Sostenible – RAES ” ainda incluiu reunião com a Embaixada do Brasil no Perú, onde foi reforçado o papel da cooperação como um forte mecanismo de solidariedade e apoio mútuo entre os países na promoção da segurança alimentar e nutricional da América Latina. Além disso, ocorreram visitas técnicas a escolas da região. Uma delas foi em uma escola do distrito de Puente Piedra, em Lima, no Peru. Na instituição de ensino, a delegação brasileira pode ter contato direto com professores, merendeiras, alunos e diretores da escola. A coordenadora de Apoio ao Controle Social do Pnae no FNDE, Renata Mainenti, também acompanhou as visitas ao lado da presidente Fernanda Pacobahyba.
Por: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte