Renegocia! Mutirão de negociação de dívidas termina nesta sexta-feira (11/08)
Medida do Governo Federal, liderada pela Senacon, visa dar apoio a endividados e assegurar a reserva do mínimo existencial
Acaba nesta sexta-feira (11/08) o mutirão de renegociação de dívidas do Governo Federal em que Procons municipais e estaduais de todo o país e órgãos integrantes do Sistema de Defesa do Consumidor, como Ministério Público e Defensorias Públicas, realizam uma força-tarefa para atender a população superendividada que deseja renegociar suas dívidas e preservar o mínimo existencial de R$ 600.
O Renegocia!, iniciativa liderada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), busca auxiliar os endividados a regularizarem suas situações financeiras e buscar soluções para o pagamento de suas dívidas. Diferente do que Desenrola, que também renegocia as dívidas dos brasileiros com as empresas, o Renegocia! não tem limite de renda para adesão e nem valor mínimo da dívida.
Mais de 800 Procons municipais e estaduais aderiram ao programa do MJSP e cerca de 250 foram capacitados por técnicos da Senacon. Um dos principais enfoques da ação é a prevenção do superendividamento, com a garantia do mínimo existencial, quantia de renda que fica protegida por lei. É possível também utilizar o portal consumidor.gov.br para a negociação das dívidas.
Por: Agência Gov, com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte