Secretaria Nacional de Periferias busca diálogo com Assessorias Técnicas na Implementação do Programa Periferia Viva
A Secretaria Nacional de Periferias (SNP), do Ministério das Cidades, está dando os primeiros passos na implementação do aguardado Programa Periferia Viva, que pretende aprimorar o planejamento territorial e promover o desenvolvimento sustentável nas periferias urbanas brasileiras.
O Programa quer fortalecer o trabalho das Assessorias Técnicas atuantes em territórios periféricos. Para tanto, a SNP tem realizado uma aproximação com as redes nacionais de assessorias técnicas do país. A partir desses encontros, a Secretaria construiu e validou um formulário que conduzirá um levantamento preliminar de informações. O objetivo é compreender como é a atuação dessas Assessorias em atividade no Brasil, identificando suas práticas, desafios e necessidades específicas.
O formulário virtual destinado às Assessorias Técnicas interessadas em contribuir com informações para implementação do programa está disponível no seguinte link: https://forms.office.com/r/sXEYSN5vAS . Ele ficará disponível até o dia 15/09/2023 .
A implementação do Programa Periferia Viva é um passo significativo na busca por um desenvolvimento urbano mais inclusivo e igualitário e visa garantir que as necessidades e potências da população periférica sejam devidamente reconhecidas e aproveitadas.
A SNP espera que este programa resulte na constituição de uma rede de assessorias técnicas nacionais, contribuindo para a criação de estratégias que beneficiem diretamente as comunidades periféricas.
Sobre Assessorias Técnicas
As Assessorias Técnicas são equipes multidisciplinares que trabalham para as comunidades atuantes em territórios periféricos, para a construção, reforma e regularização fundiária, qualificação urbana, além do desenvolvimento de planos, estratégias de incidência políticas e mediação de conflitos.
Por: Ministério das Cidades (MCid)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte