Semana Nacional da Juventude começa com programação dentro dos Diálogos Amazônicos
Conselhos estaduais de juventude e movimentos sociais de jovens se reúnem durante o Diálogos para debater questões que vão desde políticas públicas à questões do clima
A juventude brasileira é a voz do futuro do país. Essa voz será amplificada durante os Diálogos Amazônicos, momento em que a juventude brasileira estará reunida para debater situações relacionadas à região amazônica como também de políticas públicas efetivas para os jovens brasileiros, durante a chamada Semana Nacional da Juventude.
A Semana Nacional da Juventude faz parte das comemorações que a Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência, programou em razão da celebração de 10 anos de criação do Estatuto da Juventude. No mês de agosto também são comemoradas duas outras datas ligadas aos jovens: Dia do Estudante (11/08) e Dia Internacional da Juventude (12/08).
Apesar do nome ser Semana Nacional da Juventude, os eventos relacionados à semana se estenderão durante todo o mês de agosto. Um dos mais aguardados será o lançamento da 4ª Conferência Nacional da Juventude, prevista para acontecer no dia 18/08, no Palácio do Planalto, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e de outras autoridades, como o ministro da SG, Márcio Macêdo, e do secretário Nacional de Juventude, Ronald dos Santos.
A 4ª Conferência Nacional da Juventude, que acontecerá entre os dias 14 e 17 de dezembro, em Brasília, está sendo muito aguardada pelos movimentos sociais da juventude. A última conferência desse público aconteceu em 2015, um vácuo de oito anos sem diálogo e participação social na elaboração de políticas públicas desse público.
JUVENTUDE NOS DIÁLOGOS AMAZÔNICOS
Aproveitando que os olhos do mundo estarão voltados para o Diálogos Amazônicos e posteriormente para a Cúpula da Amazônia, a Secretaria Nacional de Juventude lança a Semana Nacional da Juventude com uma programação que pretende discutir a participação social, políticas públicas, meio ambiente, e desafios da juventude local.
“Conselhos, Participação Social e os Desafios da Juventude na Região Amazônica” ; “10 anos do Estatuto da Juventude e Participação Social da Juventude na Defesa da Amazônia” e “Juventude indígena: pela garantia de direitos e defesa dos territórios”, são alguns dos temas previstos na programação.
De acordo com o Diretor de Políticas Públicas Transversais de Juventudes da SNJ, Nilson Florentino, a realização dessas agendas durante o Diálogos é muito importante, pois haverá o encontro de conselhos estaduais de juventude que farão o diálogo sobre a importância da participação social na defesa da Amazônia, tendo a juventude como articuladora sobre o debate da mudança climática”, explicou.
Para mais informações:
Acesse a programação da Semana Nacional da Juventude nos Diálogos Amazônicos aqui: https://www.gov.br/secretariageral/pt-br/assuntos/dialogosamazonicos/programacao/semana-atualizada-docx.pdf
Por: Secretaria-Geral da Presidência da República
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte