Aberta a seleção para bolsistas da Capes do Programa Cátedra Bonn
O edital inclui as áreas de ontologia e ética indígena, agricultura, biodiversidade e bioeconomia, e medicina, saúde global e imunologia
O Programa Cátedra Bonn, fruto da parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com a Universidade de Bonn, na Alemanha, está com inscrições aberta para bolsas no exterior na área de Ontologia e Ética Indígena. As propostas devem ser apresentadas, na página inscricao.capes.gov.br até 31 de outubro de 2023. As atividades deverão ser realizadas naquela universidade e serão financiadas pela Fundação.
Além dessa, outras duas chamadas fazem parte do acordo de cooperação entre as duas instituições: Agricultura, Biodiversidade e Bioeconomia, e Medicina, Saúde Global e Imunologia. A primeira receberá inscrições entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2024, e a segunda de 1º de agosto e 31 de outubro de 2025.
O Programa prevê a seleção de um bolsista na modalidade cátedra, que poderá indicar um bolsista de pós-doutorado e um de doutorado-sanduíche. A duração da bolsa de cátedra será de 6 a 12 meses, e as demais, de 6 a 10 meses. Cada chamada será apoiada com R$ 481 mil, com início em 2024 e duração máxima de 12 meses.
Sobre o Programa Cátedra Bonn
O Programa foi relançado pela CAPES em junho deste ano para aprofundar a cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior e centros de pesquisa brasileiros e da Alemanha, além de incentivar a criação de novas parcerias e uma rede internacional de pesquisa. O acordo promove visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural dos catedráticos brasileiros, e amplia o acesso de pesquisadores de alto nível a centros internacionais de excelência.
Por: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte