Ampliar a conectividade é a chave para a inclusão digital, afirma Juscelino Filho
Ministro agradeceu às operadoras pelo suporte em ações emergenciais no Rio Grande do Sul
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, participou da abertura do Telebrasil Summit 2023 na manhã desta terça-feira (12/09). O tradicional evento anual de telecomunicações reúne atores das esferas pública e privada para discutir temas relacionados à conectividade e inovação no setor.
Na ocasião, Juscelino Filho afirmou que “a base para transformação digital é a ampliação da conectividade” e destacou esforços do Ministério das Comunicações (MCom) em diversas frentes para ampliar a cobertura de banda larga no país.
O ministro também aproveitou a oportunidade para agradecer às empresas de telecomunicações pelo a “pronto atendimento” no apoio às ações emergenciais no Rio Grande do Sul e destacou o papel dessas empresas na promoção da inclusão digital e social.
“As empresas de telecomunicações e de conectividade são grandes impulsionadoras da inclusão digital, levando conectividade às mais diversas regiões do Brasil e promovendo o desenvolvimento econômico e social do país. O Ministério das Comunicações está atento às necessidades do setor. Podem contar com nosso apoio para o seu crescimento”, disse.
Entre as iniciativas do MCom salientadas pelo ministro na abertura do evento estão a Política Nacional de Compartilhamento de Postes (que deve ser aprovada nos próximos dias pelo MCom e pelo Ministério de Minas e Energia); a utilização do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para expandir a banda larga no País; e os recursos previstos no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) para conectar todas as mais de 138 mil escolas públicas de educação básica do Brasil.
O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, esteve ao lado do ministro Juscelino Filho na abertura do evento e apontou a sustentabilidade e a remuneração das redes de telecomunicações como a “grande novidade” dos debates do painel este ano. Ele afirma também que não há mais sentido pensar em diferentes indústrias, mas em um ecossistema digital, em que todos os elos são necessários.
“Provedores de aplicação geram demanda; as infraestruturas de telecomunicações viabilizam o acesso; e os fabricantes produzem equipamentos que viabilizam as redes. Todos os agentes dessa cadeia precisam estar saudáveis. Caso contrário, o ecossistema perece.”
Além da participação do ministro na abertura, o MCom também marca presença em outros painéis do evento. A diretora do Departamento de Política Setorial da Secretaria de Telecomunicações, Nathalia Lobo, compõe na tarde desta terça-feira (12) o painel "Fim do modelo de concessão: qual a prioridade das políticas públicas?".
Na tarde da quarta-feira (13), o Secretário de Telecomunicações do MCom, Maximiliano Martinhão, estará presente no painel de encerramento, que discutirá o tema "Conectar com propósito: da inclusão à sustentabilidade".
Telebrasil Summit 2023
Nos dias 12 e 13 de setembro, o Royal Tulip Brasília Alvorada, em Brasília, recebe o Painel Telebrasil Summit 2023. O objetivo do evento é promover debates sobre as agendas institucional, regulatória e econômica do setor de telecomunicações, além de políticas públicas setoriais.
Outras autoridades também estão previstas na programação, como o ministro da Educação, Camilo Santana; o diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do Banco Nacional de (BNDES), José Luis Gordon; e opresidente da Comissão de Comunicação e Direito Digital do Senado Federal, senador Eduardo Gomes (PL-TO). Os CEOs das maiores operadoras de telecom do País também são presenças confirmadas.
Este ano, o painel terá duas edições: além dos dois dias em Brasília, haverá também o inédito Painel Telebrasil Innovation, em São Paulo (SP), com o intuito de aproximar ainda mais a indústria de telecomunicações com os demais setores econômicos. “Parabenizo a organização deste evento. Os temas tratados durante esses dois dias são de suma importância para o setor”, declarou Juscelino Filho.
Por: Ministério das Comunicações (MCom)
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.5530
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte