Educação

Aperfeiçoar Sisu é prioridade para MEC e instituições públicas

Propostas discutidas durante o encontro “Diálogos sobre o acesso à educação superior: unir para fortalecer o Sisu” trarão melhorias já na próxima edição do Sistema de Seleção Unificada

01/09/2023 12:17
Aperfeiçoar Sisu é prioridade para MEC e instituições públicas
Foto: Divulgação/MEC

 

Pró-reitores de ensino de graduação de instituições públicas de ensino superior de todas as regiões do Brasil , além de representantes estudantis e de movimentos sociais , apresentaram e discutiram propostas para aperfeiçoar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) , durante o encontro “Diálogos sobre o acesso à educação superior: unir para fortalecer o Sisu” , realizado pelo Ministério da Educação (MEC) na quarta-feira, 30 de agosto , em Brasília (DF).

O evento reuniu c erca de 80 pessoas , presencialmente , na sede do Conselho Nacional de Educação (CNE), e mais de 100 , em ambiente online. Para a secretária de Educação Superior do MEC, Denise Carvalho, a partir da criação de espaços de escuta e diálogos , como o oportunizado pelo evento , será possível anunciar melhorias no Sisu já em 2024. Para isso, o encontro ouviu representantes do MEC e das instituições de educação superior públicas, além de estudantes , sobre suas experiências e perspectivas com o Sisu .

Segundo o diretor de Políticas e Programas de Educação Superior da Secretaria de Educação Superior ( Dippes / Sesu /MEC) , Alexandre Brasil , as informações sobre como participar das ações do MEC que promovem o acesso ao ensino superior , como o Sisu, precisam chegar até os jovens que não têm conseguido disputar essas vagas . Nosso desafio é o de tornar o Sisu mais atrativo e inclusivo para os jovens e mais eficient e , do ponto de vista da administração acadêmica, sem perder de vista o seu histórico relevante , que iniciou uma verdadeira transforma ção na form a de ingresso na universidade pública , afirmou .

Estudantes Durante o evento , m ais de 15 gestores de instituições federais e estaduais e xp useram suas experiências e perspect iv as para as melhorias no Sisu. Entre outras mesas, houve a a presentação do resultado de uma escuta com estudantes sobre acesso ao ensino superior, realizada pela coordenadora e idealizadora do Comitê Universitário do Pacto pela Juventude, Ingrid Siss . O Pacto é um a política pública lançada pela Prefeitura do Rio de Janeiro, em p arceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Para Ingrid Siss , participar d o encontro sobre o Sisu já ger ou muitas expectativas, porque foi o primeiro espaço em órgão federal que o Comitê consegui u para discutir a perspectiva do jovem que busca ingressar no ensino superior. Vamos construir uma cartilha que vai ser totalmente divulgada para a juventude, principalmente para a juventude de territórios e maior vulnerabilidade social, passando as informações necessárias para que eles entendam um pouco mais sobre políticas afirmativas, de acesso ao ensino superior e , principalmente , de permanência n o ensino superior ”, comemor ou .

Instituições Já a p ró-reitora d e Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (U fes ), Cláudia Maria Mendes Gontijo, que foi uma das painelistas do e ncontro, destacou q ue a u niversidade pública federal se tornou mais democrática , sem alter ar as suas formas e os seus currículos. Atualmente , a u niversidade precisa passar por uma mudança para atender a essa diversidade de estudantes que se encontra em seu interior. A u niversidade é um patrimônio do Estado brasileiro e nós temos que zelar para que essa instituição se fortaleça cada vez mais , disse ela.

O pró-reitor de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) , Bruno Teixeira, lembrou que , a pesar d e a UFMG sempre recebe r o maior número de inscrições no S isu entre as instituições participantes, um problema com o número crescente de estudantes que concluem o processo de seleção, mas nunca comparecem às aulas. Esses estudantes são tanto cotistas , em condições de maior vulnerabilidade , como também estudantes de ampla concorrência. Diante disso , a gente tem trabalhado n o sentido d e fazer chamadas em regime de fluxo contínuo , porque nossa obsessão é chegar a 100% das vagas preenchidas” , declarou .

Para o coordenador n acional do Colégio de Pró-reitores de Graduação das I nstituições Federais de Ensino Superior ( C ograd /A ndifes ), Jeronimo Tybusch , a importância desses eventos está no trabalho colaborativo , que garanta a continuidade d os programas . Nesse sentido, o encontro trouxe dados para subsidiar o Ministério da Educação n a melhoria da s política s de ingresso e acesso à u niversidade p ública no Brasil.

Sisu I nstituído pela Portaria Normativa MEC nº 2, de 26 de janeiro de 2010, o S istema de Seleção Unificada é um sistema eletrônico gerido pelo MEC que reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior, sendo a grande maioria delas ofertada por instituições federais (universidades e institutos). O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação para ocupação das vagas .

Por: Ministério da Educação (MEC)

Link: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/setembro/aperfeicoar-sisu-e-prioridade-para-mec-e-instituicoes-publicas
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte