Brasiliense Gabriela Muniz conquista tetracampeonato de marcha atlética
Ela ganha notoriedade na modalidade e destaca importância do programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte, do qual é beneficiária
Gabriela Muniz fez mais um marco na marcha atlética na segunda-feira (18/9), em São Paulo. A atleta brasiliense, de 21 anos, venceu a prova do Brasileiro Sub-23, uma competição mista que inclui participantes homens e mulheres, com direito a recorde de tempo.
Gabriela diz estar muito bem pelo tetracampeonato brasileiro. "Feliz por quebrar mais uma vez o recorde do campeonato que era 1h41’58 ,e, agora, fiz 1h36’40. Sei que ano que vem, eu terei condições de quebrar (o recorde) mais uma vez, porque a minha melhor marca é 1h33’31”, analisou.
Ela é beneficiária do programa Bolsa Atleta, e destaca sua importância na trajetória de todos os esportistas. “O Bolsa Atleta, sem dúvidas, é importantíssimo na carreira de todos os atletas. Com ele, conseguimos pagar viagens para competições, comprar suplementos, tênis e investir na nossa carreira”, observou.
Agora, ela tem o objetivo de competir nos Jogos Olímpicos de Paris. “Sei que não será fácil, mas estou treinando bastante para conseguir realizar esse meu sonho. Tem dois critérios para ser convocado, o primeiro é o índice e tem ranking de pontos. Preciso estar entre as 48° do ranking para ser convocada”, afirmou.
Para ela, os principais fatores para essa excelente temporada foi o treinamento intenso. “Me dedicar 100% todos os dias em busca de me superar e estar entre as melhores do mundo”, afirmou.
Gabriela representa o Clube de Atletismo Sobradinho (Caso) do Distrito Federal. Entretanto, o esporte começou como uma brincadeira. “Antes, eu fazia parte de um grupo de teatro, e lá eu tinha algumas amigas que já faziam atletismo e me convidaram para participar. Um dia resolvi ir para ver como era e gostei muito. Estou há nove anos nessa vida de atleta”, disse.
Hoje, Gabriela é campeã brasileira em diferentes categorias, campeã pan-americana, e participou do último Campeonato Mundial de Atletismo, em Budapeste, neste ano.
Por: Ministério do Esporte (MEsp)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte