Caixa concede Selo Gestão Sustentável à cidade do Rio de Janeiro (RJ)
Município alcançou a gradação Topázio na avaliação dos indicadores do Banco, um reconhecimento aos municípios que apresentam indicadores públicos que mostrem a aplicação de boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental
A Caixa Econômica Federal entregou à Prefeitura do Rio de Janeiro, o Selo CAIXA Gestão Sustentável. Criado pelo banco, é um reconhecimento aos municípios que apresentarem indicadores públicos que mostrem a aplicação de boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental na gestão pública local.
O município do Rio de Janeiro alcançou mais de 70 pontos na avaliação, considerando as informações coletadas de variadas fontes públicas, de sistemas governamentais e de índices auto declaratórios. São 20 indicadores distribuídos em quatro categorias: Ambiental, Social, Governança e Climático. Cada um dos indicadores possui um peso específico, que varia conforme a sua importância dentro do instrumento de avaliação e representa, por meio da pontuação, o nível de maturidade desenvolvido pelo município em cada indicador avaliado.
O certificado foi entregue pelo diretor executivo de produtos de governo, Tiago Cordeiro e pelo superintendente de rede do Rio de Janeiro, Sérgio Sales, ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Durante a solenidade de entrega, na quinta-feira (31/08), o gestor agradeceu o reconhecimento recebido e destacou a importância da parceria com o banco. “Eu quero agradecer o reconhecimento concedido pela CAIXA, que tem sido grande parceira da prefeitura do Rio. É com ela que temos conseguido tocar projetos fundamentais para o desenvolvimento de cidade”, ressaltou.
Para Sérgio Sales, “a entrega do certificado é mais um passo na consolidada parceria entre o banco e a prefeitura do Rio de Janeiro, o que demonstra o alinhamento do município com o compromisso da CAIXA com as boas práticas de sustentabilidade, responsabilidade socioambiental, climática e governança”.
A cerimônia aconteceu na sala das Cidade e Estados, localizada na sede administrativa da CAIXA na região portuária do Rio e contou com a presença do secretário municipal de habitação, Patrick Correia, do secretário municipal de coordenação governamental, Jorge Arraes, do da superintendente executiva de governo da CAIXA, Anna Carolina Alvim, do gerente de governo, Luiz Claudio de Farias Alves, além de empregados do banco envolvidos no processo de certificação e outras autoridades locais.
Selo CAIXA Gestão Sustentável
A iniciativa reconhece municípios que adotam soluções eficientes de ESG, com transparência e sustentabilidade, através da avaliação de 20 indicadores. Tem por objetivo incentivar a gestão responsável, a melhoria de qualidade de vida do cidadão e a otimização do uso de recursos naturais geridos pelo governo local.
O Selo tem quatro níveis: Cristal, Topázio, Safira e Diamante. Cada um requer uma pontuação mínima necessária para a concessão.
- Selo Cristal: mínimo de 60 pontos alcançados;
- Selo Topázio: mínimo de 70 pontos alcançados;
- Selo Safira: mínimo de 80 pontos alcançados;
- Selo Diamante: mínimo de 100 pontos alcançados.
A certificação incentiva aos municípios a manutenção de práticas sustentáveis e governança, por meio da utilização responsável de recursos ambientais e públicos, proporcionando o aumento do bem-estar e qualidade de vida aos munícipes, associado ao desenvolvimento urbano sustentável.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte