Caixa presta apoio a municípios atingidos por ciclone no Rio Grande do Sul
Entre as ações, estão o envio de equipes técnicas, pausa em contratos habitacionais e condições especiais em linhas de crédito
A Caixa Econômica Federal anuncia medidas de apoio a pessoas atingidas por ciclone no Rio Grande do Sul. Para o pagamento do Saque Calamidade do FGTS, o banco está auxiliando as autoridades locais para agilizar a liberação dos valores aos trabalhadores. Nesta sexta-feira (08/09), a vice-presidente do Agente Operador da Caixa, Lucíola Aor, e a vice-presidente de Negócios de Varejo, Maria Cristina Abdelnour Farah, estarão em Lageado (RS) para capitanearem a assessoria técnica do banco aos municípios.
Além da assessoria técnica, a Caixa vai disponibilizar aos clientes condições especiais em linhas de crédito, pausa nas prestações de contratos habitacionais e fluxo facilitado para acionamento de sinistros pela Caixa Seguridade.
A Caixa apoia a campanha da ONG Moradia e Cidadania para auxiliar as famílias atingidas pelo ciclone.
As ações acontecem após o reconhecimento pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) da situação de calamidade dos municípios e a delimitação da área afetada pela Defesa Civil Municipal.
Assessoria técnica aos municípios
A CAIXA disponibiliza equipe técnica, com arquitetos e engenheiros, para assistência aos municípios na operacionalização de repasses de recursos e no trabalho social do banco.
As prefeituras poderão contar com o apoio para levantamento dos danos e estimativa de custos para a recuperação de obras em andamento ou edificações atingidas, nos contratos já acompanhados pela CAIXA, como pontes, vias de acesso, abastecimento de água, postos de saúde, escolas, entre outras.
Contratos habitacionais
A Caixa possibilita a pausa de até 90 dias nos contratos de financiamento habitacional nas regiões atingidas, mediante solicitação nas agências do banco. As prestações são incorporadas ao saldo devedor dos clientes.
O banco também oferece suporte imediato aos clientes para acionamento de seguro habitacional e procedimentos para pagamento de indenizações.
Condições especiais para clientes
A Caixa oferece ainda condições especiais em linhas de crédito para clientes pessoa física e jurídica.
Para os clientes pessoa física, o banco oferece:
- Aumento de prazo, revisão das taxas e possibilidade de carência no crédito consignado, de acordo com as regras de cada convenente;
- Isenção de cobrança de cesta de serviços por 90 dias;
- Dispensa dos encargos de renovação nas operações de penhor de forma automática;
- Contratos de crédito comercial PF (CDC ou contrato de renegociação) com pausa de até três meses;
- CDC com carência de até 60 dias e prazo de até 72 meses para amortização.
Para clientes pessoa jurídica, a Caixa disponibiliza:
- Carência de até 6 meses nas linhas de capital de giro e de aquisição de máquinas e equipamentos e prazo de até 60 meses para amortização;
- Pausa de até três meses no pagamento de contratos de crédito PJ;
- Isenção de cobrança de cesta de serviços por 90 dias;
- Crédito parcelado com taxas pré-fixadas para empresários lotéricos e correspondentes CAIXA.
Caixa Seguridade
A Central de Atendimento para sinistros e assistência terá equipe reforçada para atendimento aos moradores.
Para acionamento de sinistros, os clientes dos municípios atingidos pelo ciclone terão fluxo facilitado, com documentação simplificada, proporcionando celeridade ao atendimento.
A Caixa Seguridade implementou ainda esteira ágil de sinistros, com procedimento de pagamento de indenizações para processos de até R$ 10 mil do Seguro Residencial. O prazo para análise é de dois dias úteis, bastando ao cliente enviar orçamento e fotos do imóvel. Para o Seguro de Vida, são três dias úteis após o envio do atestado de óbito.
Centrais de atendimento para Seguro Residencial e Seguro Habitacional:
- Caixa Seguradora: serviço de assistência e sinistros: 0800 722 2492
- Caixa Residencial: serviço de assistência, com atendimento 24 horas: 0800 722 4926. Para sinistros: 0800 722 4923
Central de atendimento para Seguro de Vida:
- Caixa Vida e Previdência: serviço de assistência e sinistros: 0800 722 2492
Saque Calamidade do FGTS
Conforme anunciado na quarta-feira (06/09), a Caixa vai liberar o saque do FGTS por calamidade nas regiões atingidas. De acordo com o Decreto 5.113/2004, para habilitação ao saque do FGTS, é necessário que o município em estado de calamidade pública ou situação de emergência, devidamente reconhecidos por Portaria do Governo Federal, apresente à Caixa a declaração das áreas afetadas pelo desastre.
O banco está auxiliando as autoridades locais no sentido de agilizar a solicitação de habilitação para liberação dos valores aos trabalhadores.
Após a liberação, a população poderá realizar o saque do FGTS de forma digital, no celular, de forma fácil e rápida pelo aplicativo FGTS, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação, é possível indicar uma conta da Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou de qualquer outra instituição financeira, para receber os valores, sem nenhum custo.
É necessário possuir saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220.
Canais de atendimento
A Caixa oferece diversos canais de atendimento para maior comodidade de seus clientes, como o Alô CAIXA, pelo 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0104 (demais regiões), Internet Banking CAIXA e os aplicativos CAIXA Tem, Habitação CAIXA, FGTS, dentre outros. Todas as opções podem ser consultadas no endereço: www.caixa.gov.br/atendimento .
Leia também: Caixa vai liberar saque calamidade para municípios do Rio Grande do Sul atingidos pelo ciclone
Por: Caixa Econômica Federal
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