Começa nesta terça-feira (26/09) Semana Dados BR 2023
Evento híbrido sobre governança, abertura e compartilhamento de dados será realizado até o dia 29 de setembro, de forma híbrida. Abertura terá a participação da ministra Esther Dweck
A Semana Dados BR 2023 começa nesta terça-feira (26/09), em Brasília (DF). Especialistas em temas como Governança e Abertura de Dados no Brasil, Interoperabilidade, Infraestruturas Públicas Digitais, Inteligência Artificial, Privacidade e Segurança da Informação e Nuvem de Governo farão palestras ao longo de quatro dias de evento. A semana é uma parceria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) com a Controladoria-Geral da União (CGU) e com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), com apoio do Tribunal de Condas da União (TCU), Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e Dataprev.
A ministra Esther Dweck participará da abertura do evento, que será realizada no auditório do Instituto Serzedello Corrêa (ISC) do TCU, às 9h, na capital federal. Além de Dweck, participam da solenidade os ministros Vinicius Carvalho (CGU) e Aroldo Cedraz (TCU).
Nesta primeira edição, a Semana Dados BR será realizada de forma híbrida e conta com 24 atividades como palestras, debates e oficinas com a participação de referências nacionais e internacionais no mundo de dados. Somente o primeiro dia do evento será presencial. Já nos demais dias, entre 27 e 29 de setembro, as atividades serão online. Confira a programação.
Outro destaque do evento é a mesa “Executivo de Dados e Afins: Desafios no Engajamento na Governança de Dados”, às 14h15. Participam deste debate o fundador e diretor executivo do Chief Data Officer e Information Quality Program do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Richard Y. Wang.
A Semana Dados BR pretende se consolidar como evento de referência, de periodicidade anual, para debater temas como Dados Abertos, Governança, Gestão e Análise de Dados, Interoperabilidade, Inteligência Artificial, entre outros. Em 2023, a ideia é promover conexões entre lideranças, pesquisadores, comunidade de inovadores e sociedade para uma governança de dados cada vez mais embasada em pilares democráticos, inclusivos e sustentáveis.
Cartilha
Para orientar sobre a importância do desenvolvimento de ecossistemas de dados, a Secretaria de Governo Digital (SGD) lançou recentemente a Cartilha de Governança de Dados – Volume II. Esta publicação define os principais conceitos sobre o tema, detalha os papéis dos atores envolvidos e explicita como está estruturado atualmente o ecossistema de dados do Poder Executivo Federal. Desta maneira, a SGD busca fomentar o debate sobre a importância do tema e destacar o papel da governança de dados na geração de impactos positivos para a elaboração de políticas públicas, aumento da transparência das ações governamentais e melhoria do ambiente de pesquisa e negócios do país.
Por: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), com edição da Agência Gov
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte