A agência dos Correios em Carapicuíba, na zona oeste da capital paulista, foi o local escolhido por empregados da estatal para iniciar uma ação inédita na empresa, na semana em que se comemora o Dia Nacional do Surdo. Nesta segunda-feira (25/09), a unidade promoveu o projeto piloto Voz do Silêncio, com o objetivo de tornar o atendimento às pessoas surdas mais inclusivo e humanizado.
Até o dia 27 de outubro, os clientes da agência serão atendidos por uma pessoa capacitada para se comunicar na Linguagem de Sinais (Libras), bastando escolher essa opção no totem de atendimento. O operador de Transbordo e Triagem dos Correios, Ricardo Hansen, que é surdo, testou e aprovou o atendimento, ao ser recepcionado em Libras pela atendente da estatal Natali Sousa Machado.
Para marcar a ação, um cartão postal está sendo distribuído à comunidade surda atendida, que traz o registro de outras importantes datas. Além do Dia do Surdo, comemorado nesta terça-feira (26/09), no mês de setembro também se comemora o Dia Internacional das Línguas de Sinais (23) e o Dia Internacional do Intérprete de Libras (30).
Em 2020, os Correios também destacaram a Libras em uma emissão filatélica especial. A folha composta por 30 selos tem imagens representativas das 26 letras do alfabeto neste idioma e de mais quatro expressões e palavras especiais. Com a emissão, os Correios ajudam a divulgar a Língua Brasileira de Sinais e reforçam o seu apoio à comunidade surda e às políticas de inclusão social.
Por: Correios, com edição da Agência Gov