Social e Políticas Públicas
Serviço Geológico do Brasil realiza reunião para alinhar planejamento para o PPA 2024-2027
O intuito do encontro foi integrar a equipe de gestores, definir a programação do PAT 2024 no contexto do novo PPA 2024-2027, com propostas das ações a serem implementadas nos próximos meses
25/09/2023 00:00
Com o objetivo principal de avaliar o balanço das ações e projetos em 2023 e alinhar o Plano Anual de Trabalho de 2024 (PAT 2024) aos programas do Plano Plurianual 2024-2027 (PPA 2024-2027), a Diretoria de Geologia e Recursos Minerais, do Serviço Geológico do Brasil, realizou, entre os dias 19 e 22 de setembro, uma reunião geral que contou com a participação de toda sua equipe de gestores, incluindo chefes de Departamentos, Divisões e Gerências Regionais. Também foram convidados alguns pesquisadores da DGM, oriundos de diversas unidades regionais, cuja participação enriqueceu as discussões em múltiplas abordagens.
Todos os gestores tiveram a oportunidade de apresentar suas ações, propostas e demandas, e durante as discussões foi possível definir o PAT 2024 no contexto do novo PPA 2024-2027, no qual a DGM participa dos programas Mineração Segura e Sustentável e Oceanos, Zona Costeira e Antártica. Ao receberem a palavra, os gestores destacaram os principais projetos em continuidade e novas proposições para 2024, produtos técnicos em andamento, demandas de melhorias, gargalos, treinamentos, parcerias e processos em andamento. Também foram apresentados alguns projetos especiais, cujas ações perpassam por toda DGM, como o projeto de estruturação e revitalização das bases de dados, através do BASEGEO, e o projeto que gerencia o patrimônio geológico nacional.
O Diretor Francisco Valdir Silveira destacou que A reunião teve também o papel de resgatar a autoestima dos seus colaboradores mais importantes, os chefes de Divisões e os Gerentes Regionais, que desempenham um papel crucial na produção, gestão e disseminação do conhecimento geocientífico no Brasil.
Segundo a chefe do Departamento de Recursos Minerais, Maisa Abram, a reunião permitiu uma visão ampla da produtividade das Gerências Regionais, Divisões e em consequência de cada departamento. "Foi interessante perceber que, mesmo enfrentando dificuldades no fluxo interno dos processos, a DGM tem apresentado um grande quantitativo de produtos, com profissionais muito capacitados. O destaque maior foi o clima de harmonia e comprometimento entre todos e a mensagem de nosso Diretor de que ninguém ficará para trás neste novo ciclo.
A programação da reunião incluiu apresentações de representantes de outros setores da empresa, como a SUPLAN, DECOF, DEAMP, COJUR e ASSCOM. À SUPLAN coube apresentar instrumentos de gestão e de financiamento de projetos e ações, que incluem o PPA 2024-2027, o Planejamento Estratégico, a PLOA 2024 e o PAC 3, fundamentais neste momento em que são realizados planejamentos de curto e médio prazos.
Entendemos que é fundamental estreitar as relações com setores da empresa que fornecem suporte às nossas iniciativas e projetos técnicos, para que haja máxima fluidez nos processos e atendimento de demandas, especialmente neste momento em que estamos definindo prioridades e em que novos gestores estão assumindo responsabilidades, destaca a Assessora da DGM Lúcia Travassos.
No dia 20, esteve presente na reunião o Diretor-Presidente Inácio Melo, que ressaltou a contribuição do SGB no país. Estamos num momento de transformação para andarmos em unidade. Nosso papel é sermos protagonistas nos processos de mudança. E nós temos uma missão, que é deixar o nosso legado.
O fechamento da reunião foi marcado pela manifestação de todos os presentes, e o novo Gerente de Geologia e Recursos Minerais de São Paulo, Jairo Andrade, declarou: Meu sentimento particular sobre a reunião da DGM foi de acolhimento. Como sou o primeiro geofísico assumindo uma GEREMI e como aquela era a minha primeira reunião de gestores da Diretoria, eu estava muito nervoso, mas a equipe foi muito receptiva e demonstrou que estamos juntos e que tudo vai dar certo.
Confira aqui a programação da reunião.
Por: Serviço Geológico do Brasil
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte