DNIT inicia implantação e pavimentação da BR-158, em Mato Grosso
Assinatura da ordem de início dos serviços autoriza a pavimentação dos primeiros 12 quilômetros do empreendimento
O Ministério dos Transportes e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), assinaram a ordem de início das obras de implantação e pavimentação da BR-158/MT. A assinatura aconteceu na manhã desta terça-feira (26/09), em solenidade realizada no município de Porto Alegre do Norte, em Mato Grosso. Participaram do evento o ministro dos Transportes, Renan Filho, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o diretor-geral do DNIT, Fabricio Galvão, entre outras autoridades locais.
A BR-158/MT é considerada um importante corredor logístico que escoa a produção mato-grossense para o restante do país. O empreendimento, terá um investimento superior a R$ 670 milhões e vai solucionar um gargalo logístico histórico no estado, considerado o maior produtor de grãos do país. Importante destacar que este é o único segmento da BR-158/MT sem pavimentação.
Com a assinatura, as equipes do DNIT já podem iniciar os serviços de pavimentação do primeiro trecho de 12 quilômetros da BR-158/MT. O segmento entre o km 201,2 e o km 213,3 (Posto Luizinho), no município de Canabrava do Norte, na região do Araguaia, terá investimento inicial de aproximadamente R$ 40 milhões.
A expectativa do Departamento é de que os trabalhos como a montagem do canteiro de obras e mobilização de equipe e dos equipamentos iniciem ainda neste ano. As atividades dependem de condições climáticas favoráveis, já que os primeiros serviços a serem realizados são de terraplenagem e drenagem, ações que dependem de clima seco para serem executadas.
O início dos serviços nestes 12 quilômetros só foi possível após a renovação da Licença de Instalação emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Todo o Contorno - Importante salientar que as obras neste segmento da BR-158/MT integram o contorno da área reconhecida como Terra Indígena Marâiwatsédé, pertencente à etnia Xavante. O projeto do DNIT prevê a construção de uma rodovia contornando esta área. O novo contorno prevê a pavimentação de 195,42 quilômetros divididos em dois lotes construtivos. O Lote A compreende um trecho de 93,99 quilômetros, iniciando no km 201,2 da BR-158/MT, região próxima ao Posto do Luizinho até o município de Alto Boa Vista, no entroncamento com a BR-242/MT.
Já o Lote B terá um trecho de 101,43 quilômetros, entre o município de Alto Boa Vista até a região do Distrito de Alô Brasil, em Bom Jesus do Araguaia. Este lote está em fase de elaboração de projeto. Todo o empreendimento terá um investimento de mais de R$ 670 milhões.
Em paralelo às obras do primeiro trecho, serão entregues para aprovação do IBAMA os estudos ambientais necessários para que seja emitida a Licença de Instalação do restante do contorno ainda neste mês de setembro, garantindo assim a continuidade das obras.
Sobre a rodovia - A rodovia BR-158 é um importante corredor logístico responsável por escoar a safra de Mato Grosso para os portos do chamado Arco Norte, no Estado do Pará, de onde a produção de soja, milho e algodão é exportada para o mercado internacional. Cerca de 2 mil carretas trafegam por dia pela estrada que corta o trecho da reserva - o único trecho da BR-158/MT ainda não pavimentado.
Por: Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT)
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