Embrapa e Ministério da Agricultura da República Dominicana assinam carta de intenção
O diretor de Pesquisa e Inovação, Clenio Pillon, e o ministro da República Dominicana, Limber Cruz, assinaram, nesta quarta-feira, 13/9, carta de intenção, com o objetivo de estabelecer as áreas de colaboração entre as duas instituições a partir do Memorando de Entendimento firmado entre os ministérios da agricultura dos dois países. O acordo foi assinado pela manhã no Ministério da Agricultura com a presença do secretário de Comércio e Relações Internacionais. No período da tarde, a comitiva esteve na Embrapa.
Embrapa e Ministério da Agricultura da República Dominicana buscarão oportunidades conjuntas para aturem em temas de pesquisa com foco em estudos conjuntos em Peste Suína Africana, Pecuária/Reprodução em Ruminantes, Florestas Plantadas e Fruticultura; treinamentos de técnicos da República Dominicana em temas específicos, por meio de plataforma de Educação a Distância; realizar fóruns técnicos entre cientistas brasileiros e do país caribenho, e possibilitar intercâmbios entre cientistas dos dois países.
A comitiva da República Dominicana visitou a Embrapa na tarde de quarta-feira para se reunir com o diretor Pillon e o chefe da Assessoria de Relações Internacionais, Marcelo Morandi. Durante o encontro, Pillon destacou a importância da pesquisa científica para a agropecuária brasileira. “A Embrapa hoje é referência mundial em agricultura de conservação. Nós temos hoje cerca de 40 milhões de hectares de cultivo de grãos em sistema de plantio direto, estratégia poderosa que nos permite ganhos crescente de produtividade, aliada a conservação ambiental”.
Ele destacou ainda os 93 programas da Embrapa de melhoramento genético em produção animal e vegetal, associada a um conjunto de boas práticas, incluindo os sistemas de Integração Lavoura-Pecuária- Floresta. “Tudo isso nos permite ser eficientes no uso da água e da energia. Um investimento grande em pesquisa agropecuária”. O diretor informou, ainda, que o Brasil, com o Governo Lula, retomará as articulações para ampliar as parcerias com o Caribe. O ministro da República Dominicana, Limber Cruz, destacou a importância da cooperação técnica internacional e propôs a construção imediata de um plano de trabalho.
Por: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte