O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniu, nesta quarta-feira (13), com a co-fundadora da empresa Woman Trip, Dandara Degon, para debater formas de melhorar a experiência turística de mulheres que viajam sozinhas ao Brasil. A Woman Trip é a primeira agência de viagens brasileira dedicada exclusivamente ao público feminino, e promove viagens em grupos 100% formados por mulheres, brasileiras e estrangeiras.
Na pauta do encontro, novas ações e parcerias que possam ajudar a atrair mais viajantes mulheres ao nosso país, com o objetivo de promover um ambiente seguro e acolhedor para todos os públicos. Freixo ressaltou a importância da capacitação dos atores turísticos nacionais para prevenir e enfrentar a violência de gênero.
“As mulheres que viajam sozinhas são bem-vindas em nosso país. Garantir uma boa experiência para essas turistas é uma prioridade para a Embratur. Queremos que as mulheres do mundo inteiro se sintam seguras para conhecer o Brasil da sustentabilidade e da democracia, e que também é um país seguro para as mulheres viajarem sozinhas. A parceria com a Woman Trip é extremamente importante e vai nos ajudar com a recepção às turistas no nosso país”, disse Freixo.
O presidente da Embratur convidou a Woman Trip para participar, como membro da sociedade civil, da elaboração de um programa que implementará ações de capacitação de policiais, prioritariamente , para atendimento a mulheres turistas nacionais e estrangeiras. O projeto está sendo elaborado em parceria entre a Embratur e o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Além de capacitações, foram discutidas também formas de melhorar o acesso às informações sobre o Brasil para viajantes estrangeiras, além da promoção de campanhas publicitárias internacionais com protagonismo feminino.
“Notamos que, no pós-pandemia, mais mulheres mostraram interesse em conhecer e viajar pelo Brasil, principalmente destinos de sol e praia, como Rio de Janeiro, e para a Amazônia. Nós sabemos que a Embratur está trabalhando e sabemos da importância da recepção de mulheres viajantes no Brasil. Transformamos a visão quando temos campanhas e projetos que mostram que o Brasil é seguro para mulheres e para todos”, afirmou Dandara Degon.
A reunião contou com a presença da deputada federal Nely Aquino, de Minas Gerais. “Iniciativas como a da empreendedora Dandara nos ajudam a traçar caminhos para que as mulheres tenham segurança para visitar o nosso país”, disse a parlamentar.
Por: Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur)