Evento debate justiça climática e alternativas para o Brasil
Encontro marca o início do debate sobre o Plano Clima, que consolidará a agenda climática brasileira
A Capes participou, nesta segunda-feira, 04, do painel Justiça Climática: um novo caminho para a adaptação no Brasil, na sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O debate, organizado pela Secretaria Nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente (MMA), marca o início da elaboração do Plano Clima que pretende assegurar políticas de enfrentamento à mudança climática.
Mercedes Bustamante, presidente da Fundação, apresentou cenários futuros para mostrar a relevância das decisões que estão sendo tomadas hoje. “Os próximos anos vão ser críticos, mas temos formas de melhorar as chances de sucesso”, afirmou. A gestora falou, também, sobre a contribuição da educação e da ciência como propulsores para realizar a mudança.
Na abertura do evento, Marina Silva, Ministra do MMA, destacou a “necessidade de incorporar novos conceitos, como justiça climática e racismo ambiental” ao debate. As ministras Luciana Santos, da Ciência, Tecnologia e Inovação, Anielle Franco, da Igualdade Racial, e Sônia Guajajara, dos Povos Tradicionais, e Mauro Oliveira Pires, presidente do ICMBio, estiveram presentes.
Leia também: Dia da Amazônia: Desafios para conciliar a preservação e o desenvolvimento da região
Por: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte