Fávaro visita pólo de fruticultura no Vale do São Francisco e conversa com produtores rurais
A região é considerada o maior pólo de fruticultura do Brasil, com destaque para produção e exportação de manga e uva
Em viagem à região Nordeste do Brasil na última sexta-feira (15), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, teve encontro com os produtores rurais do Vale do São Francisco, no município baiano de Casa Nova.
O ministro e a comitiva puderam conhecer de perto a região e levar informações do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). “Estamos aqui buscando fortalecer as políticas públicas e apoiar o desenvolvimento dessa região que é fantástica, que gera emprego e oportunidades, e que melhora as nossas relações na balança comercial. Aqui é um Brasil que dá certo e nós temos que apoiar”, destacou Fávaro.
O Vale do São Francisco é o maior polo de fruticultura do país, gerando cerca de 240 mil empregos diretos no campo. De acordo com dados da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia, o faturamento anual do setor é de cerca de R$ 2 bilhões, sendo R$ 800 milhões em exportação de manga e uva de mesa.
Na visita, o ministro foi acompanhado da secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, Renata Miranda; do secretário adjunto de Política Agrícola, Wilson Vaz; do secretário adjunto de Defesa Agropecuária, Marcio Rezende; da diretora de Negociações e Análises Comerciais da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, Ana Lúcia Oliveira e do Coordenador-Geral de Apoio às Superintendências, Oziel de Oliveira.
Estavam presentes no encontro o prefeito de Casa Nova, Wilker do Posto; o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do estado da Bahia, Humberto Miranda; o superintendente Federal de Agricultura do estado da Bahia, Fábio Alexandre Rosa Rodrigues; a chefe-geral da Embrapa Semiárido, Maria Auxiliadora Coêlho de Lima e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Casa Nova, Fernando Marins, representando os pequenos e médios produtores da região do Vale do São Francisco.
Vinícolas baianas
Fávaro visitou ainda vinícolas no extremo-norte da Bahia, na tarde desta sexta-feira. O Vale do São Francisco é uma das novas regiões vitivinícolas brasileiras produtoras de vinho fino.
A produção de vinhos finos está concentrada no eixo Petrolina (PE) - Juazeiro (BA), em particular nos municípios de Casa Nova, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, no chamado submédio São Francisco.
Recentemente, a região tornou-se o segundo pólo vitivinicultor brasileiro, com produção anual de 7 milhões de litros de vinho, que representa 15% da produção nacional.
Por: Ministério da Agricultura e Pecuária
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte