Fiocruz e Butantan sediam assembleia de gabricantes de vacina

25ª Assembleia Geral Anual da Rede de Fabricantes de Vacinas de Países em Desenvolvimento ocorrerá em São Paulo, em 2024

22/09/2023 11:13
Fiocruz e Butantan sediam assembleia de gabricantes de vacina
Foto: Divulgação/Fiocruz

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) será um dos anfitriões da 25ª Assembleia Geral Anual da Rede de Fabricantes de Vacinas de Países em Desenvolvimento (Developing Countries Vaccine Manufacturers Network - DCVMN na sigla em inglês), que ocorrerá na cidade de São Paulo em 2024. Junto ao Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), o Instituto Butantan, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde (SES) de São Paulo, também sediará o evento, que reúne fabricantes de imunizantes e promove o debate sobre estratégias para ampliar o desenvolvimento de vacinas em países de baixa e média renda. Também participam da assembleia os principais órgãos de saúde pública mundiais, como chefes de Estado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

O vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, foi convidado a subir ao palco (21/9) durante o encerramento da 24ª edição do evento (foto: Divulgação)

O anúncio das instituições que vão sediar a próxima edição do evento foi feito pelo CEO da DCVWN, Rajinder Suri, durante a sessão de encerramento da 24ª assembleia, realizada entre os dias 19 e 21 de setembro na Cidade do Cabo, na África do Sul. "Tratam-se dos dois maiores laboratórios públicos nacionais do Brasil se unindo para fortalecer essa rede na busca por ampliar o acesso às vacinas", afirma o presidente da Fiocruz, Mario Moreira.

O vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, participou, nesta quinta-feira (22/9), da 24ª edição do evento na África do Sul. Ele destacou a importância de conciliar as pautas com o G-20. "Com o Brasil assumindo a presidência do G-20 em 2024, será uma excelente oportunidade para trabalharmos juntos para buscarmos uma agenda comum entre DCVMN e o G-20”, disse.

O diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás, também esteve presente na assembleia. “Será um prazer enorme para o Instituto Butantan e a Fiocruz sediar a próxima assembleia. Acredito fortemente que o futuro da vacinação para a saúde pública está aqui, neste grupo de pessoas e de empresas, no esforço que todos nós fazemos”, comentou Kallás.

O evento também contou com a participação de nomes importantes da saúde pública, como o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, e o diretor da Opas, Jarbas Barbosa, que participaram por videoconferência; o gerente-geral da Agência Nacional de Vigilância Sanitária brasileira (Anvisa), Fabricio Carneiro de Oliveira, e o diretor de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Mauricio Zuma.

DCVMN

O Developing Countries Vaccine Manufacturers Network (DCVMN) é uma aliança de fabricantes de vacinas, que tem como objetivo tornar sólido e viável o fornecimento de imunizantes de alta qualidade para países em desenvolvimento.

O encontro, realizado desde 2000, reúne 40 produtores de imunizantes de mais de 15 países, além de órgãos de saúde pública mundiais. Edições anteriores já passaram pela Índia, China e Coreia do Sul.

Por: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Link: https://portal.fiocruz.br/noticia/fiocruz-e-butantan-sediam-25a-assembleia-geral-anual-do-dcvmn
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte