Flávio Dino participa de atos em alusão aos 50 anos do golpe no Chile
Ministro do MJSP é um dos representantes do Governo Federal nos eventos
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, está em Santiago, capital do Chile, para participar de eventos que recordam os 50 anos do golpe de Estado do país contra o então presidente Salvador Allende. O titular do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) foi designado pelo presidente Lula para estar no local. Além dele, o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, também marca presença nos atos.
Os representantes do Brasil tiveram como anfitrião o presidente do Chile, Gabriel Boric. A programação do evento é diversa e conta com a presença de Dino em diversos momentos. Na manhã desta segunda-feira (11/09), o ministro participou da cerimônia de boas-vindas aos convidados internacionais. Logo em seguida, marcou presença na cerimônia comemorativa de Alto Nível, no Palácio dos Canhões.
Programação
No domingo (10/11), foi inaugurada, no Museu da Memória e dos Direitos Humanos, a exposição fotográfica "Evandro Teixeira". Chile 1973", organizada pelo Itamaraty e pelo Ministério da Cultura, em parceria com o Instituto Moreira Salles.
“Esse evento, aqui nesse museu, fala muito do nosso passado mas fala muito do nosso futuro. São pessoas, e o Evandro em particular, que tiveram a coragem de olhar nos olhos do fascismo e enfrentá-lo. As imagens de Evandro Teixeira são vivas, são fotos de heróis porque a história se constrói pela luta de milhões. Mas os heróis, os líderes e as referências são imprescindíveis. Por isso, o exercício da memória é um exercício de coerência com a luta democrática e popular”, destacou o ministro Flávio Dino em discurso.
Na terça-feira (12/09), serão inauguradas placas em homenagem a comunidade brasileira exilada no Chile, antes do golpe, e aos mortos e outras vítimas brasileiras de violações de direitos humanos pela ditadura chilena. As placas serão instaladas na Praça Brasil, em Santiago, de imediato, e na Embaixada do Brasil, uma vez que a reforma do prédio atualmente em curso esteja concluída.
Leia também: Ministro Silvio Almeida participa de programação em memória dos 50 anos do golpe no Chile
Exposição de fotógrafo brasileiro resgata 50 anos do golpe no Chile
Por: Ministério da Justiça e Segurança Pública
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte