GSI capacita agentes para as atividades específicas de segurança
A capacitação é etapa fundamental para habilitar agentes que atuam na Presidência da República em funções como formatação de eventos presidenciais
Começaram novas etapas dos estágios de Qualificação de Condutor de Veículo de Segurança e de Qualificação de Segurança Pessoal, cursos conduzidos pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR). A capacitação é fundamental para habilitar os agentes que atuam na Presidência da República para funções específicas, em especial a formatação de eventos presidenciais, além de prepará-los para enfrentar situações adversas com a utilização de técnicas de reação. A capacitação é administrada pelo Departamento de Segurança da Secretaria de Segurança Presidencial do GSI/PR.
A aula inaugural foi proferida pelo Ministro Chefe do GSI/PR, General Marcos Antonio Amaro dos Santos, que enfatizou a importância da compreensão e correta execução dos fundamentos que direcionam toda a atividade de segurança presidencial. “O GSI/PR completa 85 anos agora em 2023 e ao longo de nossa história temos demonstrado excelência na formação de agentes de segurança presidencial”, afirmou.
O Estágio de Qualificação de Condutor de Veículo de Segurança, que tem duração de quatro semanas, conta com 27 militares da Marinha, Exército e Força Aérea matriculados. Ao seu término, os agentes estarão integrados como Condutores de Veículos de Segurança do Departamento de Apoio Logístico e nos Escritórios Regionais de São Paulo (SP), Campinas (SP) e Aracaju (SE). São ministradas instruções teóricas e práticas como tiro, manobras com simulador de direção, manobras em autódromo, deslocamento de comboio presidencial, escolta, defesa pessoal, dentre outras.
O Estágio de Qualificação de Segurança Pessoal possui duração de cinco semanas. No total, 67 militares da Marinha, Exército, Força Aérea, Polícia e Corpo de Bombeiros Militares do Distrito Federal estão matriculados. Ao final, os militares estarão aptos a exercer as funções de Agente de Segurança Pessoal, Supervisor de Segurança Pessoal e Coordenador de Segurança Pessoal no Departamento de Segurança e nos Escritórios Regionais. Os agentes recebem instruções teóricas e práticas como tiro básico e avançado, defesa pessoal, comunicações, dentre outras.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte