MCom e Telebras aumentam capacidade satelital no Rio Grande do Sul
Muçum, um dos municípios mais devastados pelo ciclone, ganha reforço na comunicação
O município de Muçum (RS) passa a contar com quatro antenas transportáveis para acesso à internet pelo sistema de comunicação do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). ,Agora são 14 antenas instaladas pela Telebras e pelo Ministério das Comunicações (MCom) para conexão banda larga no atendimento aos municípios mais atingidos pelas fortes chuvas no Estado.
Muçum já contava com uma antena instalada na sede da prefeitura e outra na base da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), onde está localizado o comitê local das operações de resgate. A nova antena passa a atender o Instituto-Geral de Perícias (IGP) da cidade, que atua na liberação de documentos das vítimas da tragédia climática. Cada antena oferece acesso à internet na velocidade de 40 Mbps de download e 4 Mbps de upload.
Devido ao estado crítico do município, uma antena que se encontrava em Arroio do Meio (RS) foi transferida para Muçum a pedido das autoridades locais. Esta é a quarta antena transportável no local, instalada na Policlínica Militar de Porto Alegre que tem funcionado como Hospital de Campanha do Exército para atendimento à população local.
COMITÊ - O MCom montou um grupo de crise, em caráter emergencial, para acompanhamento da situação dos locais afetados pelos desastres naturais na Região Sul. O comitê vai emitir boletins diários sobre a situação dos locais afetados e atendidos pelo Governo Federal, com base nos quais serão planejadas e executadas as próximas medidas.
Por: Ministério das Comunicações
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte