Amazônia

MEC enviará recursos para qualificação profissional na Amazônia Legal

Serão oferecidas 12 mil vagas para cursos de qualificação profissional voltados para as cadeias de valor da Bioeconomia, a partir de setembro deste ano

01/09/2023 10:44
MEC enviará recursos para qualificação profissional na Amazônia Legal
Foto: Divulgação/MEC

 

O Ministério da Educação (MEC) , por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) , publicou a Portaria 43 /2023 , que autoriz a o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação ( FNDE ) a empenhar e transferir recursos para as instituições parceiras do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) . O objetivo é ofertar cursos de qualificação profissional na Amazônia Legal , voltados para as cadeias de valor da Bioeconomia.

Serão oferecidas 12 mil vagas a partir de setembro deste ano até o final d e 2024. A iniciativa vai beneficiar assalariados rurais, mulheres responsáveis pela unidade familiar, indígenas, quilombolas e povos do campo, das águas e das florestas , nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Mato Grosso, Maranhão, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Capacitação Antes de publicar a Portaria com a liberação das verbas , foi realizada a capacitação profiss ional para os multiplicadores em Bioeconomia para a Amazônia Legal , oferecida p or meio do Projeto Profissionais do Futuro Competências para a Economia Verde, iniciativa executada no âmbito da Cooperação Técnica Brasil-Alemanha “Educação Profissional para Desenvolvimento Econômico Verde e Empregos” , com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit ( GIZ ) GmbH , e execução da GOPA Worldwide Consultants GmbH .

Também foram promovid as capacitações para a realização da oferta d os cursos de qualificação profissional de trabalhadores, considerando ocupações previstas na Classificação Brasileira de Ocupações ( CBO ) . Foi composta uma das etapas de realização d o w orkshop “Oportunidades da Bioeconomia na Educação Profissional e Tecnológica ( EPT ) ”, que apresentou e debateu as oportunidades da Bioeconomia a da EPT, com especialistas na área.

Em seguida, a Setec promoveu o Seminário “Bioeconomia das cadeias produtivas e de valor para Amazônia Legal”, que analisou a Bioeconomia no contexto amazônico, considerando as cadeias produtivas e de valor, produção e logística, marcas registradas e marketing, cultura , socio desenvolvimento e socio biodiversidade , conservação de bens e serviços ambientais, fomento e crédito . A última ação fo i a realização de o ficinas para elaboração e planejamento de currículos EPT para a Bioeconomia, conforme os itinerários formativos de qualificação profissional.

Este escopo de ações relativas à capacitação profissional para multiplicadores em Bioeconomia para a Amazônia Legal, habilitou as instituições especializadas em EPT para receber em a indução necessária, via Pronatec .

Por: Ministério da Educação (MEC)

 

Link: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/setembro/mec-enviara-recursos-para-qualificacao-profissional-na-amazonia-legal
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte