Ministério da Educação participa da Olimpíada Brasileira de Agropecuária
Evento anual tem fase presencial em Brasília (DF), de 8 a 10 de setembro, com participação de 16 estados brasileiros e do Distrito Federal
A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) está apoiando a 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). O evento será realizado de 8 a 10 de setembro, no Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB). A etapa será presencial e reúne 150 estudantes, que compõe m as 50 equipes classificadas na fase virtual da competição, aplicada em junho deste ano para 4,5 mil competidores, número recorde de inscritos com participação das instituições de todos os estados do país.
Todos os competidores estão matriculados em cursos na área de Agropecuária e áreas afins pertencentes à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e às redes estaduais e privada de ensino, de 16 estados brasileiros e do Distrito Federal. As provas incluem desafios a serem resolvidos individualmente e em equipe, além de atividades teóricas e práticas envolvendo regulagem e uso de maquinário e equipamentos agrícolas, simulação de técnicas de inseminação artificial, produção de insumos para o campo e muito mais. A cerimônia de premiação está prevista para ocorrer no próximo domingo (10/09), no Auditório Embrapa Sede, em Brasília.
OBAP – O evento tem como objetivo aprimorar o ensino público de nível técnico ligado a área da Agropecuária, estimulando a formação de profissionais preparados para o mundo do trabalho. A olimpíada é realizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) desde 2011. A competição científica é nacional e voltada para estudantes do curso Técnico em Agropecuária e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais e já envolveu a participação de mais de 20 pessoas, inclusive, de competidores internacionais.
Por: Ministério da Educação (MEC)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte